Bianca Martins
O prêmio Mérito Empresarial Tropeiro de Ouro premiará neste ano em seis categorias. Como é tradicionalmente realizado, a entrega dos troféus aos homenageados de 2023 acontece em jantar festivo programado para 14 de março, no Moinho Castrolanda, a partir das 19h30. A edição deste ano incluirá uma categoria a mais, a do Jovem Empreendedor, que premiará o empresário Khalil Safaoui. Na categoria Indústria, a empresa escolhida foi H.W.M.Ferreira Cia Ltda, de Hércules Ferreira; no Agronegócio quem levará o troféu é a Agropecuária T. Yamamoto Ltda., de Setsuo Yamamoto; no setor de Serviços, a Auto Mecânica Tupi, de Roberto Kugler, foi a escolhida; no Comércio, a premiada é a empresa Jager e Cia Ltda, de Frans de Jager e na categoria Personalidade do Ano a homenageada é a pecuarista e empresária do ramo educacional Maria Helena Albuquerque.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro), Gilson Proença (Kiko), o prêmio objetiva valorizar empresários e empreendedores que se destacam pelos serviços prestados à comunidade. “Surgiu para premiar as pessoas que batalham, atuam numa comunidade por muitos anos e nem sempre tem seu valor reconhecido. Tivemos a ideia de criar o prêmio Mérito Empresarial Tropeiro de Ouro e partir de então este evento marcou o calendário da cidade. Um prêmio que veio para ficar, para consolidar as pessoas que se destacam no meio empresarial e que merecem levar para casa um Tropeiro de Ouro”, ressaltou.
Jantar
A entrega dos troféus aos homenageados será pontualmente às 20 horas, seguido de jantar, às 21 horas. Com um cardápio típico do tropeirismo e chefiado por Eloi Ferreira, o jantar oferecerá Feijão Tropeiro, Leitão a Paraguaia, Costela de Chão e Arroz Carreteiro. “A gente sempre busca uma temática voltada para o tropeirismo. O ano passado foi o Castropeiro, este ano vai ser costela de chão e porco a paraguaia. Muitas surpresas os convidados vão ter assim que chegarem ao Moinho. Estamos na expectativa de 300 convidados”, adiantou Kiko. Os convites estão disponíveis na Acecastro e custam R$ 110.
Realização
O prêmio é uma realização da Acecastro, Sindicato dos Empregados no Comércio (Secom) e do Sindicato Rural de Castro com o apoio da Cooperativa Castrolanda, Centro Cultural Castrolanda, Cooperativa de Crédito Cresol, Imóveis Prática e Grupo Calpar. “Temos os nossos patrocinadores que sem os quais ficaria inviável a realização deste evento. Porque as pessoas que ganham, elas não precisam pagar nada, ao contrário de outros caça-níqueis que vem pela cidade, vendendo melhores do ano, e levam o dinheiro embora. Nosso objetivo é, realmente, premiar quem merece, quem é destaque”, afirmou o presidente da Acecastro.