Da Assessoria*
O Estúdio e Fundação Titia Zélia Canal Língua Solta inaugura às 19 horas do dia 8 de março, no jardim do Teatro Bento Mossurunga, em Castro, monumento memorial que homenageia Zélia Schitckoski – Titia Zélia -, considerada a Rainha do Rádio em Castro.
O objetivo é homenagear, mesmo que postumamente, essa grande mulher, ícone artístico e social de Castro, preservando também sua memória e trabalhos sociais. Segundo a presidente do Estúdio e Fundação Titia, Zélia, Mayka Vogue, essa iniciativa vai enriquecer ainda mais um dos mais belos cenários [Teatro Bento Mossurunga] com um bonito monumento e obra de arte.
O Estúdio Fundação Titia Zélia Canal Língua Solta doou ao município busto de 51 centímetros de altura, 40 de largura e 26 centímetros de espessura, esculpido pelo renomado artista Simeão Camargo Froes, assim como o pedestal e placa comemorativa, sem gastos aos cofres públicos.
A contrapartida do município seria a autorização para fixar o monumento em um dos espaços públicos que Zélia tanto amava, o jardim do Teatro Bento Mossurunga.
Quem foi Titia Zélia?
Desde seu nascimento em 18 de novembro de 1945 até o final de sua vida em 30 de dezembro de 2021, Zélia Schitckoski, eterna Titia Zélia, foi uma mulher à frente de seu tempo em todas as áreas.
Proativa e visionaria, traçou trajetória invejável, foi professora, telefonista, primeira mulher a trabalhar em revendas de carros e auto peças, a primeira promoter da cidade, em época que o termo nem era utilizado.
Por 18 anos esteve à frente do programa Rádio Mulher, único programa feminino de Castro e líder em audiência, em suas três horas diárias.
Conhecida pelo trabalho voluntário
Zélia sempre foi uma grande defensora das minorias e marginalizados, durante mais de 40 anos. Vestiu, agasalhou e alimentou milhares de famílias carentes do interior de Castro, com a ONG Anjos da Paz, que fornecia alimentos, cobertores, próteses e medicamentos a centenas de doentes e acamados em situação de vulnerabilidade.
Também fornecia material escolar e mochilas a crianças da cidade, bem antes de o poder público compreender que esta era uma necessidade básica e fundamental para o bom desempenho educacional e profissional da cidade.
Titia Zélia, além da rádio e de seus famosos Shows de Calouros, participou de filmes como Os Xeretas, O Preço a Paz, O Raiar da Liberdade, Filhos da Terra e Nada é Por acaso. Na televisão, esteve na micro-série Maria Bueno, pela Rede Globo de Televisão, e no teatro foi por 12 anos membro do elenco principal de O Fantástico Natal de Bento.
Com o advento da internet, foi ativa mobilizadora social, lutando e incentivando ações pelas minorias, melhorias das políticas públicas e preservação do patrimônio histórico e social da cidade.
Tornou-se co-apresentadora do Canal Língua Solta no YouTube, onde fez sucesso até o seu falecimento.
Até os dias de hoje, dois anos após sua morte, seus vídeos ainda mantém altos índices de visualizações e engajamento.
Justificativa da escolha da data
Tendo em vista a grande mulher que foi, “propusemos inaugurar este monumento no dia Dia Internacional da Mulher, acreditando que a Prefeitura Municipal, através de seus inúmeros aparelhos públicos, desenvolverão atividades alusivas à data, e a inauguração deste monumento, viria a abrilhantar ainda mais as atividades”, finaliza Mayka.
*Com Redação