Servidores de Castro passam por capacitação para aprimorar processos de compras públicas
Ampliação da participação de empresas locais é um dos objetivos
Da Assessoria
Castro – Cinquenta servidores da Prefeitura de Castro, de diversas secretarias, participaram nesta semana de uma capacitação voltada ao aprimoramento dos processos de contratação pública e à ampliação da participação de empresas locais e regionais nas licitações do município.
O curso, ministrado pelo Instituto Aplicado à Gestão (AGP), nos dias 7 e 8, na sede da Secretaria Municipal de Educação, teve carga horária de 16 horas e abordou a fase preparatória da contratação pública e a construção dos artefatos de planejamento (DFD, ETP e TR), conforme a Lei Federal nº 14.133/2021, que estabelece o novo marco legal das licitações e contratos administrativos.
O objetivo principal da formação foi oferecer ferramentas práticas para que os profissionais que atuam nas áreas de compras e licitações possam desenvolver processos mais eficientes, transparentes e alinhados às necessidades da população de Castro.
De acordo com Eduardo Anziliero, consultor do Instituto, a qualificação contribui diretamente para a melhoria da gestão pública municipal. “É um curso para profissionais que atuam em licitações e compras de todas as secretarias, para que tenham subsídios para realizar compras públicas mais consistentes e que atendam aos anseios da população de Castro”, explicou.
O secretário municipal de Planejamento e Patrimônio, Rodrigo Morais da Silva, destacou que a ação representa mais um avanço no fortalecimento da administração pública. “É mais um passo importante para que todos os colaboradores que participam dos processos de compras possam trabalhar de forma agilizada e responsável. Nossa gestão continua no propósito de trazer empresas locais e regionais para serem fornecedoras”, afirmou.
Rodrigo também fez um convite à comunidade para acompanhar e participar das licitações municipais. “Pedimos à comunidade que se interesse pelas coisas que a Prefeitura precisa comprar, os serviços que contrata, e participem dos processos, porque também é uma fonte de renda”, completou.
A capacitação integra o programa de valorização e desenvolvimento dos servidores municipais, reforçando o compromisso da gestão em promover uma administração pública mais eficiente, participativa e voltada ao fortalecimento da economia local.