Revitalizado, Morro do Cristo reabre à visitação e ganha novo horário de funcionamento em Castro

Equipamento turístico, inaugurado após obras de cerca de R$ 1 milhão, passa por modernização, tem restaurante reformado e prevê segunda fase de melhorias em 2026

0 178

Da Redação

Castro – O Morro do Cristo, um dos principais cartões-postais de Castro, voltou a receber visitantes em janeiro após a conclusão das obras de revitalização inauguradas no fim de dezembro. A entrega oficial ocorreu em uma solenidade marcada por homenagens ao ex-prefeito Dr. Libânio Estanislau Cardoso, responsável pela construção do parque na década de 1960. Familiares do ex-gestor e o atual prefeito, Reinaldo Cardoso, participaram da cerimônia ao lado de autoridades municipais.

O parque está aberto diariamente ao público das 8h às 20h, com acesso gratuito, e agora conta com vigilância da Guarda Patrimonial e da Guarda Municipal. O restaurante do local foi totalmente reformado e terá funcionamento aos sábados e domingos, com almoço e jantar, a partir de fevereiro, sob concessão do Restaurante Dona Edi.

Segundo o prefeito Reinaldo Cardoso, a reabertura simboliza a devolução de um espaço tradicional à população. “Agora o Morro do Cristo volta a ser um ambiente seguro e um espaço familiar de confraternização. Para mim, é um momento de emoção por poder entregar de volta para a população este espaço tão bonito que foi feito na gestão do meu pai com a ajuda de várias famílias da cidade”, afirmou. O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Barbosa, destacou que o local reforça o roteiro turístico do município.

As obras de revitalização começaram em setembro e envolveram investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em recursos municipais, com execução do Departamento de Obras e Serviços e apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. O projeto incluiu melhorias no mirante, na praça da estátua do Cristo Redentor — inaugurada em 1966 — e no quiosque do jardim central, além de jardinagem, paisagismo, playground infantil, iluminação em LED e obra artística com motivos paranistas no restaurante, assinada pelo artista castrense Clayton Ramos.

A administração municipal também anunciou uma segunda etapa de intervenções a partir de julho de 2026. Estão previstos um segundo acesso pela Rua Telles para entrada de ônibus turísticos, nova escadaria para pedestres, criação de espaços para concessão voltados ao turismo esportivo e a implantação de um segundo mirante com vista para o Parque Lacustre II. O prefeito afirmou que o planejamento inclui retomar obras do Parque Lacustre II e a revitalização do Educandário Manoel Ribas, além de um projeto para a área da antiga rede ferroviária, com foco na consolidação de Castro como polo regional de turismo.

Antes chamado Morro do Ferro, o local ganhou o nome atual com a instalação da estátua do Cristo Redentor, de seis metros de altura, em 1966. A imagem, trazida de São Paulo, foi adquirida com apoio de famílias castrenses durante a gestão de Dr. Libânio. Desde então, o ponto se tornou referência para vista panorâmica da cidade, observação do pôr do sol e visitação de moradores e turistas, retomando agora seu papel no circuito turístico local.

*Com Assessoria

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.