REFORÇO: Corpo de Bombeiros desloca equipes e materiais de outras cidades para auxiliar atingidos por granizo em Castro
Órgão auxilia também na elaboração de laudos para que o Município solicite decreto de Estado de Emergência à Defesa Civil estadual. Prefeito já declarou situação de emergência no Município
Da Assessoria
Castro – Equipes de bombeiros de várias cidades da região estão auxiliando na força-tarefa para atender cerca de 2 mil moradores afetados pela forte tempestade de granizo que danificou pelo menos 600 imóveis em Castro, nesta terça-feira (26). O Major Renan Bortolassi, subcomandante do 2º Batalhão de Bombeiros, está pessoalmente na cidade e, em reunião com o prefeito Reinaldo Cardoso e com a equipe da Defesa Civil do município, definiu novas estratégias para continuar o atendimento nesta quarta-feira (27), com a criação de um gabinete de crise.
“Além do nosso recurso local aqui no município, deslocamos também recursos de outros municípios vizinhos, com equipes de Ponta Grossa, Jaguariaíva, Telêmaco Borba para dar atenção na resposta a essa emergência”, afirma o major. A equipe conta agora com 12 bombeiros de Castro, três de Jaguariaíva e cinco de Ponta Grossa.
Segundo ele, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná também está deslocando recursos, principalmente telhas, de Ponta Grossa e de Curitiba, para distribuição em Castro. Ao todo, 5 mil telhas chegam na manhã desta quarta-feira na cidade.
Decreto estadual
Outro objetivo da reunião com o subcomandante foi auxiliar na elaboração dos laudos técnicos necessários para que a Prefeitura ingresse com o pedido, junto à Defesa Civil do Estado, de decreto de Situação de Emergência – o que, entre outras coisas, ajuda na garantia de recursos estaduais e agiliza trâmites para aquisição de materiais e equipamentos pelo Município.
“Inicialmente a gente atuou no quartel dos Bombeiros fazendo a distribuição de lonas, juntamente com a Defesa Civil municipal, e agora estamos atuando junto ao Executivo Municipal para orientações e devidos registros dentro do sistema da Defesa Civil estadual para que possam ser destinados recursos do Governo do Estado para o Município”, explica.

Decreto municipal
Além de elaborar a documentação para que seja avaliada a possibilidade de a Defesa Civil do Estado declarar Situação de Emergência no município, a Procuradoria da Prefeitura já publicou no Diário Oficial desta terça-feira (26) um decreto municipal de Situação de Emergência.
O Decreto 911/2025 considera que o evento climático provocou danos como destelhamento, infiltrações, quebra de vidros, alagamentos, entre outros, comprometendo a segurança, mobilidade e condições de vida e trabalho dos munícipes. Com ele, a Prefeitura fica autorizada a mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação a Defesa Civil municipal nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. O documento autoriza ainda a convocação de voluntários para reforçar as ações e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para facilitar as ações de assistência à população afetada.
O decreto tem vigência de 60 dias e prevê dispensa de licitação para contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e obras relacionadas com a reabilitação do cenário de desastre, desde que possam ser concluídas no prazo máximo seis meses.
Granizo
A chuva de granizo durou poucos minutos mas atingiu vários bairros da cidade e do interior por volta das 9 horas da manhã, deixando tudo coberto por uma espessa camada de gelo. A tempestade atingiu com mais força a região Sul da cidade, com telhados danificados no Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Núcleo Habitacional Padre Piva, Centro, Jardim Bela Vista e Vila Rio Branco. Na área rural, as localidades mais atingidas foram as do Passo dos Bois e Tronco.