RECOMPOSIÇÃO SALARIAL: Prefeitura de Castro propõe reajuste de 23,6% aos funcionários públicos

Pelo menos 1.270 servidores serão impactados com plano que faz reparação histórica nos salários

0 695

Da Assessoria

Castro – O reajuste dos salários dos servidores públicos de Castro poderá ser de 23,64% em 2025, conforme proposta do prefeito Reinaldo Cardoso que tramita na Procuradoria da Prefeitura e que será enviada nos próximos dias à Câmara de Vereadores. Se aprovada pelo Legislativo, a proposta fará a recomposição salarial de 1.270 funcionários que estão com valores defasados.

A atualização nos valores das tabelas salariais de diversas categorias de servidores inclui nesse aumento a tabela geral, funcionários da Educação, da Saúde, motoristas, operadores de máquinas e cirurgiões-dentistas. Com isso, o salário inicial dessas categorias, que atualmente é inferior ao salário mínimo nacional, passará de R$ 1.227,80 para R$ 1.518,00.

“É uma notícia que me dá uma alegria muito grande em trazer. Estamos cumprindo mais um compromisso importante que é a valorização do nosso funcionário público. Com isso, nós vamos repor tudo o que ficou pra trás. Estamos colocando justiça salarial para os funcionários da Prefeitura”, disse Doutor Reinaldo.

O prefeito ressalta ainda que o estudo leva em conta o índice de gastos com pessoal, que está em torno de 41% e, com a recomposição vai passar para 42%. “Não vai ter nenhum reflexo na questão financeira da Prefeitura, porque está dentro do limite prudencial de gastos com pessoal, que é de cerca de 52%. Queremos todos trabalhando felizes e atendendo bem a nossa população”, pontuou.

Ricardo Cardoso Filho, secretário de Governo, salienta que, além da reposição da inflação baseada no INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que neste ano é de aproximadamente 5%, haverá aumento real de mais 17%. “É um índice acima do que foi aplicado até hoje e a gente acredita que com isso estamos garantindo para nosso servidor um salário digno. Castro ainda é um dos municípios que têm o pior salário e, com essa atitude do Doutor Reinaldo, vamos realmente fazer a diferença para nossos colaboradores”, afirmou o secretário em entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira (10).

O estudo prevê ainda o reajuste de 5% para os servidores em cargos de comissão, pensionistas, inativos, secretários, prefeito e vice-prefeito como reposição da inflação, seguindo o INPC, equivalente às perdas inflacionárias. Já para os 1.020 professores da Prefeitura, o aumento chegará a 6,27%, conforme prevê legislação própria da categoria, que leva em conta o índice de reajuste do piso nacional do professores.

foto: divulgação/ Daniel Calvo

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.