Raio danifica equipamento da Copel e deixa Carambeí no escuro por mais de quatro horas

Apagão atingiu toda a cidade na véspera do Dia das Mães e frustrou comerciantes em um dos sábados mais aguardados do ano

0 41

Emerson Teixeira

Carambeí – Apagão registrado no início da tarde de sábado (10), véspera do Dia das Mães, deixou todos os bairros de Carambeí sem energia elétrica por mais de quatro horas, causando prejuízos e frustração, especialmente entre comerciantes locais. A interrupção teve início por volta das 13 horas e só foi totalmente resolvida às 17h15.

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o problema foi causado por uma descarga atmosférica. “Trata-se de um para-raios, possivelmente danificado por descarga atmosférica”, explicou a empresa em nota encaminhada à reportagem. A falha ocorreu na subestação que abastece o município e, segundo a Copel, afetou inicialmente 8,3 mil domicílios. Após 15 minutos, o número foi reduzido para 4,6 mil imóveis, com o fornecimento sendo normalizado apenas após a substituição do equipamento danificado.

Enquanto a energia não voltava, moradores se reuniam em frente às suas casas, tentando entender o que havia acontecido. No comércio, o clima era de frustração. Muitos estabelecimentos, especialmente do setor de serviços e varejo, foram diretamente impactados. A data, uma das mais importantes do calendário comercial, viu as ruas do centro esvaziarem à medida que o tempo passava.

Wellington Santos, proprietário de uma oficina mecânica, teve que estender o expediente para conseguir entregar os veículos dos clientes. “Nós ficamos desinformados do que ocorreu, prejudicou muito nosso trabalho. A minha vizinha tem um salão de cabeleireira, precisou desmarcar várias clientes. Eu também fiquei travado, não dá para fazer nada. Precisava baixar uns carros do elevador e não podia. Tinha que usar energia para outras coisas, ligar compressor, fazer limpeza e algumas coisas, também não dava para usar”, relatou.

Alguns mercados fecharam mais cedo, outros tentaram seguir com o atendimento mesmo no escuro. Em um supermercado na Rua da Campina, o expediente foi suspenso. Já um estabelecimento no Centro manteve as portas abertas, contando com a pouca luz natural disponível – o sábado era nublado. Em meio ao apagão, o Supermercado Rickli era um oásis, seguiu atendendo normalmente graças ao uso de geradores próprios instalados nas duas unidades da cidade.

A concessionaria de energia destacou que atuou com agilidade para restabelecer o fornecimento. “A Copel informa que suas equipes atuaram no último sábado (10) para regularizar o fornecimento de energia à área urbana de Carambeí, afetado por um dano ocorrido na subestação que abastece o município”, informou a companhia.

Apesar do restabelecimento no fim da tarde, os prejuízos para comerciantes e moradores já estavam dados. O sábado que prometia movimento intenso por conta das compras para o Dia das Mães terminou em silêncio, ruas vazias e vitrines às escuras.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.