Projeto Minha Mãe é 10 para cuidados com a saúde da gestante e do bebê está disponível em postos de saúde de Castro
Da Assessoria
Ao chegar em seu segundo ano de implementação o projeto ‘Minha Mãe é 10’, da Secretaria Municipal de Saúde, está disponível em todas as unidade de Atenção Primária à Saúde de Castro, e à disposição de todas as gestantes que dão entrada no pré-natal, no município.
O projeto objetiva incentivar as gestantes para que realizem os exames inerentes ao pré-natal, e tenham gestação saudável e de qualidade, assistidas pelas equipes de saúde do município.
Durante o período a gestante deve cumprir um checklist que inclui seis consultas médicas, duas consultas odontológicas, realização de testes rápidos de sífilis, HIV e o exame citopatológico, aplicação das vacinas de hepatite B, vacina adsorvida difteria e tétano adulto (dT), tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) e influenza na mãe e vacina BCG na criança, além de uma consulta de puerpério que deve ocorrer até o 10º dia após o parto. Ao concluir esse checklist, a mãe é presenteada com uma bolsa personalizada, que contém diversos itens, úteis para os cuidados com o recém-nascido.
Conforme explicou o supervisor de capacitações e projetos da Secretaria de Saúde, Diogo de Paula Nocera, além de garantir um pré-natal e puerpério saudável à mãe e ao bebê, e da entrega da bolsa maternidade ao final dos procedimentos, o projeto também melhorou os indicadores da saúde no município. “Ao dar entrada no pré-natal, se atender aos requisitos a mãe está automaticamente inscrita no projeto, e, participando a gestante está fazendo o que é mais indicado para a gestação, já que o projeto inclui todos os aspectos da saúde da mãe e do bebê. A bolsa maternidade acaba sendo um estímulo à participação, assim, conseguimos atender um número maior de mães, por meio do Minha Mãe é 10”, finalizou.