Da Redação
Professora aposentada e uma das principais educadoras de Castro no século XX, Zoé Rolim,completou 100 anos na sexta-feira (4). Ele comemorou a data ao lado de familiares e amigos no Lar dos Idosos, na Castrolanda.
Em sua centenária trajetória, Zoé dedicou quase metade, 45 anos, à educação castrense. Começou a lecionar aos 19 anos, em 1942, no Colégio Agrícola, atual Ceepom.
Em conversa com a reportagem do Página Um News, Valéria Langendyk, irmã mais nova de Zoé, compartilhou experiências que a irmã vivenciou na vida. “Quando começou a lecionar no Colégio Olegário Macedo, o Colégio Agrícola, aos 19 anos, muitas vezes ia até lá à cavalo”, disse a irmã.
Atualmente, Zoé reside no Lar de Idosos da Castrolanda, onde é muito respeitada por todos do local, com uma ótima convivência e apego aos funcionários onde mora hoje, sentindo-se segura e aconchegada. Entre as lembranças da vida centenária, “tem uma viva memória até hoje das diversas viagens pelo mundo que realizou com suas amigas e parentes […]. Sente, hoje, que completou sua missão de vida”, descreve Valéria.
Ela, ainda, sente-se muito feliz pela família e amigos que a cercam e orgulho da família Rolim e Fiorillo, mas “preocupa-se até hoje com a economia e situação atual do país, principalmente que afete os familiares”, complementa a irmã .
Quem é Zoé Rolim?
Zoé Rolim nasceu em 5 de agosto de 1923, filha primogênita de Ângelo Rolim de Moura e Gertrudes Fiorillo Rolim de Moura. Formada em Letras, começou a lecionar no Colégio Agrícola em 1942, com 19 anos. Após 45 anos lecionando , aposentou-se. Dedicou sua vida ao magistério e à igreja. Tinha como hobby viajar com a fiel turma de amigas. Zoé nunca se casou, nem teve filhos.