Da Redação
Castro – Um dos nomes mais marcantes da educação e do esporte castrense encerra um ciclo histórico. No final de julho, o professor Joel Fresky se aposentou após 47 anos de magistério, deixando um legado de dedicação, inspiração e conquistas.
Fresky atuou em diversos colégios de Castro, sendo 35 anos no Colégio Nicolau Baltasar, onde também exerceu o cargo de diretor por dois mandatos. Sua trajetória, porém, vai além da sala de aula: durante sua passagem pela Secretaria de Esportes de Castro, ele foi o criador dos Jogos Estudantis de Castro (JECA), evento que se tornou uma das maiores tradições esportivas da cidade e do qual é carinhosamente chamado de “pai do JECA”.
Além disso, foi técnico de voleibol e formador de inúmeros atletas castrenses, inspirando jovens a buscarem a excelência no esporte e na vida.
Segundo o postado pela página ‘Alunos Campos Gerais’, colegas e ex-alunos prepararam uma homenagem emocionante, resumindo o sentimento de gratidão em uma frase: “Leve seu apito, mas deixe seu legado de campeões.”