Previsão indica chuva rápida e instabilidade nesta segunda-feira em Castro

Sistema avança do Norte Pioneiro para os Campos Gerais, com risco de pancadas moderadas e descargas elétricas, segundo o Simepar

0 16

Emerson Teixeira

Castro – A segunda-feira (12) será marcada por tempo instável em Castro (PR). A previsão aponta sol com algumas nuvens, mas com chuva rápida ao longo do dia e também à noite, em função do avanço de uma área de instabilidade que atua sobre os Campos Gerais. As temperaturas variam entre 18°C e 22°C, com volume estimado de 11 milímetros de chuva e probabilidade de 98%.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os ventos sopram de noroeste (NW) a 10 km/h, enquanto a umidade relativa do ar oscila entre 80% e 98%. O sol nasceu às 5h41 e se põe às 19h14, totalizando mais de 13 horas de luz natural, apesar das nuvens e das precipitações previstas.

Segundo a meteorologista do Simepar, Júlia Crepaldi Munhoz, a instabilidade tem origem em uma área que se formou ainda durante a madrugada. “Uma área de instabilidade com pancadas de chuva de intensidade moderada e elevada incidência de descargas elétricas deslocou-se de municípios do estado de São Paulo em direção ao Norte Pioneiro do Paraná”, explica.

O sistema avançou inicialmente por Santa Mariana, Itambaracá, Bandeirantes, Andirá e Cambará, alcançando na sequência Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro, Joaquim Távora, Siqueira Campos e Wenceslau Braz. No momento, conforme o Simepar, a instabilidade segue em deslocamento para a região dos Campos Gerais, atingindo municípios como Arapoti, Jaguariaíva e Sengés, com reflexos diretos também em Castro.

Imagens dos radares meteorológicos indicam, por meio do contorno em vermelho, a área afetada pela instabilidade, além da tendência de deslocamento do sistema, representada por uma seta branca. A orientação é para atenção às mudanças rápidas no tempo, especialmente em função do risco de chuvas intensas em curto período e descargas elétricas.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.