Previsão do tempo em Castro nesta quinta
Simepar indica dia estável nos Campos Gerais, enquanto tempestades severas atingem Argentina, Uruguai e avançam sobre o Rio Grande do Sul
Emerson Teixeira
Castro – A quinta-feira (19) será de tempo firme em Castro. De acordo com o Simepar, o dia começa com sol entre algumas nuvens e névoa ao amanhecer. À noite, o céu terá poucas nuvens. A temperatura varia entre 18°C e 30°C, com previsão de apenas 0,1 milímetro de chuva e probabilidade de 67%.
Os ventos sopram de nordeste (NE) a 6 km/h. A umidade relativa do ar oscila entre 46% e 100%. O sol nasceu às 6h08 e se põe às 18h59.
Segundo o meteorologista do Simepar, Leonardo Zucuni Furlan, o Paraná permanece sob predomínio de tempo estável, com variação de nuvens na maior parte do Estado. A exceção é o litoral, onde ainda há registro de pancadas isoladas de chuva devido à circulação marítima.
Enquanto isso, o cenário é bem diferente no Centro-Leste da Argentina e no Uruguai. A atuação de um cavado meteorológico em altitude — sistema que favorece a queda de pressão e a formação de tempestades — associada ao calor e à alta umidade, mantém o ambiente extremamente instável na região.
Desde a noite anterior, tempestades severas com ventos fortes foram registradas na Argentina e no Uruguai, avançando em direção ao Rio Grande do Sul, com risco elevado para vendavais, queda de granizo, chuva intensa e descargas elétricas. Apesar da intensidade do sistema, as instabilidades não devem alcançar o Paraná.
Calor intenso no Oeste e Sudoeste
No interior paranaense, o sol predomina e favorece a elevação das temperaturas ao longo do dia. Pancadas isoladas e temporais localizados não estão descartados, principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste, onde os termômetros podem se aproximar dos 40°C.