Prefeitura de Castro promove audiência pública sobre orçamento participativo

*Evento presencial será realizado na segunda-feira (28) e abre espaço para que a população contribua com sugestões e participe do planejamento das ações para os próximos anos

0 147

Da Redação

Castro – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realiza no dia 28 de abril audiência pública presencial com o objetivo de apresentar, esclarecer e ouvir contribuições dos cidadãos para a elaboração das três principais peças orçamentárias do município – o Plano Plurianual (PPA 2026-2029), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2026) e a Lei Orçamentária Anual (LOA 2026).

O encontro será realizado das 18h30 às 21h, no auditório do Centro da Juventude, localizado na Rua Raimundo Feijó Gaião, 351. As inscrições para manifestações da comunidade começam no local, no mesmo horário de abertura da audiência.

Durante o evento, será apresentado também o portfólio “Paraná Mais Cidades”, uma iniciativa do Governo do Estado que disponibiliza fontes de recursos para atender às demandas da população paranaense. Essa será a primeira de uma série de consultas públicas previstas pela Prefeitura, ampliando a participação popular na construção dos instrumentos de planejamento e gestão da cidade.

População

O secretário municipal de Administração, Rodrigo Morais da Silva, destacou que a audiência é uma oportunidade para que a comunidade contribua de maneira efetiva com a gestão pública. “Embora os nomes técnicos possam assustar, a participação é simples. Todos podem e devem participar. Estamos convidando lideranças de bairro, representantes de entidades do terceiro setor e, principalmente, cidadãos que desejam colaborar com o futuro da nossa cidade”, afirmou.

Segundo ele, a escuta popular é fundamental. “Gostamos de conversar com a população. Não há melhor fonte de informação do que ouvir as pessoas que vivem em Castro e entender suas expectativas”.
Rodrigo também anunciou uma inovação para este ano, a apresentação das fontes de recursos disponíveis por meio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades, para o município de Castro. “Vamos apresentar as verbas possíveis e, juntos, decidir os rumos da cidade”, reforçou.

“O nosso governo tem como base a ação e a humanidade. Liderados pelo prefeito Dr. Reinaldo Cardoso, acreditamos que o planejamento só tem sentido se for construído junto com quem vive a cidade todos os dias. Por isso, esperamos um auditório cheio. Participem!”, concluiu o secretário.

Por dentro

A audiência pública é uma das etapas previstas por lei para garantir a transparência e a participação social na elaboração do orçamento municipal. Entenda os principais instrumentos:
• Plano Plurianual (PPA): Define as diretrizes e objetivos do governo para um período de quatro anos, orientando políticas públicas e investimentos.
• Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): Estabelece as metas e prioridades da administração para o ano seguinte, servindo como elo entre o PPA e a LOA.
• Lei Orçamentária Anual (LOA): Detalha a previsão de receitas e despesas do município para o ano, indicando onde os recursos públicos serão investidos.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.