Prefeito Reinaldo Cardoso sanciona leis que ampliam quadro de profissionais da Saúde em Castro
Medida visa atender crescimento populacional e expansão da rede de atendimento no município
Emerson Teixeira
Castro – O prefeito Reinaldo Cardoso sancionou nesta terça-feira (22) duas leis que ampliam o quadro de profissionais da Saúde no município de Castro. As medidas, aprovadas pelos vereadores na última sessão do primeiro semestre do legislativo e publicadas no Diário Oficial, aumentam de 17 para 37 as vagas para Auxiliar de Farmácia e de 45 para 100 os postos de Agente Administrativo na área da Saúde.
A Lei nº 4232/2025 mais que dobra o número de vagas para Auxiliar de Farmácia, passando de 17 para 37 posições no quadro de provimento efetivo. Já a Lei nº 4233/2025 amplia em mais de 120% as vagas para Agente Administrativo, saltando de 45 para 100 cargos disponíveis. Ambos os cargos integram o Grupo Assistente na Saúde, Classe inicial S3, conforme estabelecido no Plano de Carreira, Cargos e Salários do Município.
A necessidade de ampliação surgiu com o crescimento populacional e a criação de novos bairros, que demandaram a implantação de equipamentos de saúde para garantir maior proximidade e melhor atendimento à população. As novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Tronco, Jeová Ribeiro, Cantagalo, Castrolanda, CAF e SAE receberam farmácias, exigindo a presença de profissionais habilitados.
“No começo da nossa gestão, foi constatado um déficit nos cargos da linha de frente da Saúde, onde é feito o atendimento à população”, explicou o secretário municipal de Saúde, Matilvani Moreira. “Com esta situação, solicitamos a autorização do prefeito Reinaldo Cardoso para contratar mais 20 auxiliares farmacêuticos e 55 agentes administrativos para resolvermos este problema. Os novos profissionais serão convocados ao longo das próximos semanas.”
Segundo a justificativa apresentada aos vereadores, o número anterior de 17 vagas para Auxiliar de Farmácia era insuficiente para atender a demanda do serviço público, obrigando o pagamento de jornada extraordinária e gerando sobrecarga de trabalho aos servidores atuais. A mesma situação se repetia com os Agentes Administrativos, cujas 45 vagas não conseguiam suprir as necessidades da rede municipal de saúde.
O secretário Matilvani Moreira destacou que a medida faz parte de um conjunto de ações estruturantes da atual gestão. “Essa é mais uma das ações estruturantes que estamos desenvolvendo para melhorar a saúde básica (atenção primária) no município”, afirmou.
As novas contratações representam um investimento significativo na melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população castrense, com foco especial no fortalecimento da atenção primária e na redução da sobrecarga dos profissionais já em atividade.