Prefeito lançará programa ‘Caminhos da Origem’, maior iniciativa de conservação e pavimentação rural da história de Castro

Projeto prevê manutenção permanente de até 4,1 mil km de estradas e pavimentação de até 75 km por ano

0 0

Emerson Teixeira

Castro – O prefeito Reinaldo Cardoso lança, nesta quinta-feira (14), às 15h, no Parque Lacustre, o programa Caminhos da Origem, considerado a maior ação de conservação e pavimentação de estradas rurais da história do município. No evento, serão apresentadas algumas das máquinas contratadas para iniciar as obras.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura do Interior e Logística, Eleandro Campos Pereira, a iniciativa nasce a partir de um estudo sobre os solos do município, com foco na durabilidade e redução de custos de manutenção. “O programa Caminhos da Origem nasce da investigação dos solos ocorrentes no município de Castro, de forma que busca a redução drástica da manutenção permanente das estradas rurais, que são os caminhos por onde chegam os alimentos, o acesso à educação e onde está a história da nossa cidade”, destacou.

A proposta contempla tanto a manutenção contínua da malha já existente — estimada entre 3.500 e 4.100 quilômetros — quanto a pavimentação de baixo custo em trechos estratégicos. “Nossa meta é pavimentar de 70 a 75 quilômetros por ano. É uma meta ambiciosa, mas que dará conforto de trafegabilidade aos usuários e permitirá o deslocamento seguro de cargas, especialmente para os produtores rurais”, explicou o secretário.

Foto: Estrada do Socavão/Arquivo

 

O investimento previsto é de R$ 25 milhões por ano, provenientes de recursos próprios, financiamentos e repasses estaduais e federais. “É um investimento que se paga em pouco tempo, porque traz economia na manutenção, melhora a logística das empresas e fortalece o escoamento da produção agrícola e pecuária”, afirmou Pereira.

O programa será executado em duas frentes: conservação preventiva e corretiva, priorizando as estradas mais usadas pela população e pela produção, e pavimentação rural, com técnicas adaptadas às diferentes formações de solo do município. “Não adianta implementar pavimentação sem manutenção contínua. A conservação é o pilar do programa, para que possamos manter a qualidade das estradas em qualquer época do ano e sob qualquer condição climática”, reforçou o secretário.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.