População pode ajudar a definir onde a Prefeitura deve aplicar recursos públicos

Evento na próxima segunda-feira (28) apresenta propostas das três principais peças orçamentárias do município: PPA, LDO e LOA

0 31

Da Redação

Castro – A participação da comunidade na gestão é uma das prioridades da atual Administração municipal e o momento ideal para que todos possam opinar sobre onde o dinheiro público deve ser aplicado acontece na audiência pública sobre as propostas do Plano Plurianual (PPA 2026-2029), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2026) e Lei Orçamentária Anual (LOA 2026). O evento aberto a toda a população será na próxima segunda-feira (28), das 18h30 às 21 horas no auditório do Centro da Juventude, que fica na Rua Raimundo Feijó Gaião, 351.

Segundo o secretário de Administração Rodrigo Morais da Silva, o objetivo é apresentar, esclarecer e ouvir contribuições dos cidadãos para a elaboração das três principais peças orçamentárias do município. “Vamos apresentar também o portfólio ‘Paraná Mais Cidades’, iniciativa do Governo do Estado que disponibiliza fontes de recursos para atender às demandas da população”, comenta.

Esta será a primeira de uma série de consultas públicas previstas pela Prefeitura para ampliar a participação popular na construção dos instrumentos de planejamento e gestão da cidade. “A participação é bem simples e, durante a audiência, as pessoas saberão como contribuir. Essa é a oportunidade certa para quem tem vontade de caminhar junto com a Gestão, dar sua opinião e elencar as prioridades, pensando no presente e no futuro de Castro”, indica Rodrigo.

A audiência pública é uma das etapas previstas por lei para garantir a transparência e a participação social na elaboração do orçamento municipal. O Plano Plurianual é o instrumento que define diretrizes e objetivos do governo para um período de quatro anos, orientando políticas públicas e investimentos. Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece metas e prioridades da Administração para o ano seguinte. Por fim, a Lei Orçamentária Anual indica a previsão de receitas e despesas do município para o ano, apontando onde os recursos públicos serão investidos.

Confira neste link o edital de convocação.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.