Da Assessoria
Com 35 anos de vida sacerdotal, padre Vandir Santo Freo, que pertence à Congregação Cavanis, assumiu no sábado (18), a Paróquia de São Judas Tadeu, de Castro. No mesmo ato foram empossados como vigários auxiliares os padres Nelson Luís Martins e Herve Koto Mbuta. Após quatro anos à frente da comunidade, padre Franco Allen Somensi deixa o paroquiato e assume, em definitivo, a função de ecônomo da Província Cavanis no Brasil.
A cerimônia de transmissão de cargos foi presidida pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi, que fez questão de agradecer aos padres Cavanis, que há mais de 50 anos vem cuidando de dezenas de comunidades espalhadas no território brasileiro e em outros cinco países. Ao dar início ao rito de nomeação, o Superior Provincial dos Cavanis no Brasil, padre Adriano Sacardo, fez a leitura de três decretos de provisão de direitos e deveres constantes no decreto canônico e orientações particulares da Diocese, com respectiva posse dos outros dois novos vigários, que atuarão como seus auxiliares.
Na sua homilia, dom Sergio chamou a atenção para três atitudes de Deus: proximidade, misericórdia e ternura. “Nisto, o Papa Francisco também ressaltou e insistiu em sua catequese”, advertiu o bispo. Já no segundo propósito do rito de posse, o novo pároco recebeu as chaves da igreja matriz de São Judas e a chave do sacrário. Neste momento, o novo pároco foi convidado a abrir a porta do sacrário, para uma breve referência ao Santíssimo, pedindo também a benção para o seu paroquiato. Em frente a pia batismal e o Círio Pascal recebeu a estola paroquial.
De frente para o bispo, padre Vandir Freo fez o juramento de fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé, momento em que foi declarado, oficialmente, o novo pároco, recebendo calorosos aplausos da comunidade.
Postulantes
Ainda em nome das diversas pastorais, serviços e da própria comunidade, na condição de diretor de Assuntos Econômicos, Vanderlei de Araújo, agradeceu o pastoreio de padre Franco Somensi e deu as boas-vindas ao novo pároco e seus auxiliares. Agradeceu também a presença do bispo dom Sergio.
Já ao final, padre Herve Koto, ordenado sacerdote em 2022 e que assumiu como diretor do Seminário Propedêutico, instalado no Cenáculo Cavanis, aproveitou para apresentar ao bispo diocesano e à comunidade, quatro novos postulantes: Antônio da Rosa e Matheus Antônio Wolhumuth, de Realeza; Matheus Sleutjes, de Castro, e Pedro Vinícius Almeida Gonçalves, de Ponta Grossa.