‘Paixão de Cristo’ lota ginásio Pagnacco

0 4

Renato de Oliveira

Na sexta-feira (7), público estimado em mais quatro mil pessoas lotou o Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco, na vila Santa Cruz, para assistir a trigésima edição da encenação da Paixão de Cristo, que integra a programação da Semana Santa em Castro.

Promovida pelo grupo Jovens Unidos da Santa Cruz (JUSC) e com a participação de quase 150 pessoas, a maior parte figurantes, o espetáculo cultural e religioso levou, por diversos momentos, os espectadores as lágrimas. Toda a encenação dividida em 20 atos, pode ser assistida também pela rede social, através do Facebook da paróquia de Sao Judas Tadeu. Também aconteceram duas apresentações de dança e três apresentações musicais, como destacou Eduarda Stall Fanha, uma das integrantes do elenco de atores. Quanto a idade dos atores, Eduarda disse que o ator mais novo a encenar era um bebê com menos de um ano e o mais velho, 65 anos.

Produção surpreendida
Ainda na abertura da apresentação, a produção e todo elenco foi surpreendida com Voto de Congratulações ao grupo JUSC, através da Câmara Municipal de Castro, com indicação do vereador Augusto Beck, aprovado pelos demais pares. Com proposição deste mesmo vereador, a encenacao da ‘Paixao de Cristo’ já está incluída, oficialmente, no calendário turístico de Castro. Instigado pela reportagem, o vereador adiantou que pretende apresentar requerimento para que o espetáculo possa também ser declarado como de utilidade pública municipal. “Me comprometo junto aos colegas de Câmara, a trabalhar neste sentido. O espetáculo merece nossa atenção”, concluiu o vereador que, inclusive, já participou da encenação, no papel de um dos 12 apóstolos.

Cantor ponta-grossense já consagrado, Silvio Prandel retornou, pela segunda vez do evento, abrindo a apresentação com a música ‘Aleluia’.

O evento com duração de duas horas e meia, contou e mostrou desde o nascimento de Jesus, batismo, sermão da bem aventurança, primeiro milagre, julgamento, traição de Judas, última Ceia com os apostolos, interrogação no Sinedrio, fragelo, Barrabas, Via Crucis, Morte e Ressureição.
Sob aplausos demorados e emocionados da plateia, Silvio Prandel retornou ao palco central entoando a música ‘Ele Vive’. Profundamente agradecido, ele fez questão de reconhecer a dedicação de todos os integrantes da encenação. “Vi aqui muito profissionalismo e entrega desses atores amadores e me sinto grato pelo convite”, ressaltou.

Encontro de gerações
Como último ato da noite, o espetáculo reuniu três pessoas que personoficaram a figura de Jesus nos espetáculos que marcaram a trajetória destas três decadas da encenação: juntos, Rodrigo Walter, Israel dos Santos e Paulo Iank Neto fizeram o discurso final do Cristo que chama a todos nós a sermos missionários de sua Ressureição.

Participando pela primeira vez da encenacao em Castro, padre Vandir Santo Freo que assumiu recentemente a paróquia de Sao Judas Tadeu, ressaltou que o espetáculo apresentado trouxe uma mensagem muito forte e evangelizadora. “Com toda a certeza, enquanto paróquia, vamos continuar incentivando e sobretudo apoiando esta iniciativa dos jovens, que tem também a participação das crianças e dos mais adultos. Afinal, são três décadas da apresentação e que faz parte da história da nossa paróquia”, assinalou.

Origem
Evento teve início ainda no ano de 1993, na quadra de esportes que existia anexa a igreja da paróquia e que hoje dá lugar a construção da nova matriz de Sao Judas, em fase final de construção.

Arrecadação
De acordo com a organizacao do evento foram arrecadados, aproximadamente, quase meia tonelada de alimentos nao perecíveis, que posteriormente serão repassados para obras assistenciais da comunidade local.

*Com Redação

Fotos: Diego Silva

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!