Padaria da Cadeia Pública de Castro completa um ano de funcionamento

Padaria da Cadeia Pública de Castro completa um ano de funcionamento

Luana Dias

Fruto de um projeto pioneiro na região dos Campos Gerais, a padaria instalada dentro da Cadeia Pública de Castro completou um ano de funcionamento nesta quinta-feira (2). Como quando ocorreu a inauguração e início do processamento de pães, o estágio da pandemia do coronavírus não permitia a realização de eventos, a instalação das máquinas na unidade só pôde ser celebrada agora. A data foi marcada pela colocação de uma placa inaugural.

Conforme explicou à reportagem o diretor da Cadeia, Elerson de Lima, a padaria em operação na unidade proporcionou mais qualidade à alimentação dos apenados. “Quando eu cheguei aqui, em setembro de 2020, os pães que eram consumidos na unidade vinham prontos de Ponta Grossa, no entanto, chegavam aqui amassados, e em geral, com a qualidade comprometida. Agora, os pães são servidos frescos e quentinhos aos detentos”, destacou.

Elerson ressaltou que a instalação da padaria na Cadeia era um sonho desde o início de sua gestão. Para efetivação, ele contou com o apoio da nutricionista da empresa responsável pela alimentação da unidade, Fernanda Sens Meira Borges. Os testes foram iniciados em junho do ano passado. Atualmente cerca de 430 pães são processados diariamente, o que atende a cem por cento da demanda local. A unidade tem hoje 183 apenados.

Além de agregar qualidade à alimentação dos reeducandos, com a preparação de três diferentes tipos de panificação, a instalação dos equipamentos de padaria na Cadeia também contribui com a remição de pena de pelo menos um detento, que é responsável pela preparação diária dos pães. Contratado pela empresa que é responsável pelos equipamentos, o detento recebe salário mensal, do qual pode destinar parte para a família, e tem redução de pena: a cada três dias trabalhados, ele reduz um em seu tempo de condenação.

Elerson de Lima, diretor da unidade e apenado responsável pela preparação dos pães

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!