Obra de revitalização do Morro do Cristo está pronta e parque reabre para visitação dia 02
Local recebeu serviços de paisagismo, novo playground, iluminação em led e reforma do restaurante
Castro – Em uma solenidade marcada por homenagens ao prefeito que construiu o parque na década de 1960, Dr. Libânio Estanislau Cardoso, a obra de revitalização do Morro do Cristo foi inaugurada neste domingo (28). Familiares do ex-prefeito e o próprio filho dele, atual prefeito Reinaldo Cardoso, receberam autoridades na cerimônia. O parque reabre as portas para visitação do público no dia 02 de janeiro e o restaurante começa a funcionar com almoço e jantar, em sábados e domingos, a partir de fevereiro.
“Agora o Morro do Cristo volte a ser um ambiente seguro e espaço familiar de confraternização. Para mim, é um momento de emoção por poder entregar de volta para a população este espaço tão bonito que foi feito na gestão do meu pai com a ajuda de várias famílias da cidade”, afirmou o prefeito Reinaldo Cardoso.
Marcos Barbosa, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, também ressalta a importância do local para a cidade. “Neste ano já demos uma nova vida para a Prainha e agora chegou a vez de a comunidade aproveitar também este local tão bonito com uma estrutura adequada”, comenta.
As obras no Morro do Cristo, um dos principais cartões postais de Castro, começaram em setembro e agora estão finalizadas. O projeto, tocado pelo Departamento de Obras e Serviços, com apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, contou com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em recursos do próprio Município.
O restauro do local inclui melhorias no quiosque do jardim central, no mirante e na praça da estátua do Cristo Redentor, um presente da comunidade castrense inaugurado em 1966 e que é um dos símbolos de Castro, com uma privilegiada visão panorâmica da cidade num dos pontos mais altos do meio urbano.
A obra contemplou ainda a jardinagem, paisagismo, instalação de um playground infantil, iluminação completa do parque com lâmpadas de LED e uma obra de arte na parede do restaurante, com motivos paranistas, feita pelo artista castrense Clayton Ramos.
O restaurante foi totalmente reformado e será reaberto ao público com pratos típicos regionais e comida com tempero caseiro. A empresa ganhadora do processo de concessão pública foi o Restaurante Dona Edi, que já tem um espaço em funcionamento na rua Doutor Jorge Xavier da Silva.
Uma mudança nas regras de visitação do parque é o novo horário de funcionamento: das 8 às 20 horas, assim como o Parque Lacustre, com vigilância da Guarda Patrimonial e Guarda Municipal. O acesso continua sendo gratuito. Outra novidade é a possibilidade de alugar o espaço em frente à estátua do Cristo para realização de cerimônias de casamento, por exemplo.

Segunda fase
A obra de revitalização do Morro terá uma segunda etapa, a partir de julho de 2026, com a construção de um segundo acesso, a partir da rua Telles, para entrada de ônibus turísticos, que hoje não conseguem subir pela via principal. Uma escadaria para pedestres também será feita e novos espaços para concessão serão criados visando o turismo esportivo no local.
Doutor Reinaldo ressaltou ainda que o Morro terá um segundo mirante, de frente para o Parque Lacustre II. “Em 2026 nosso objetivo é retomar as obras do Parque Lacustre II e também a revitalização do Educandário Manoel Ribas. Em 2027, pretendemos iniciar um grande projeto que contempla a área da antiga rede ferroviária, com espaços para receber os turistas. Com isso, vamos consolidar Castro como polo regional de turismo”, anunciou.

História
Antes conhecido como Morro do Ferro, o local ganhou novo nome em 1966, com a instalação da estátua do Cristo Redentor: um marco de seis metros de altura que veio de São Paulo e transformou o espaço. Segundo o Castro Jornal, numa edição daquele ano, foi o então prefeito Dr. Libânio Estanislau Cardoso quem mandou instalar a imagem, que foi adquirida com a ajuda de várias famílias da cidade. Logo depois, surgiu o Restaurante do Morro, que passou por várias concessões e nos últimos anos estava fechado.
Assim como o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, a estátua em Castro abençoa a cidade e proporciona uma vista de 360 graus, sendo um local perfeito para apreciar a paisagem, o pôr do sol e tirar fotos, especialmente do Centro Histórico e do Parque Lacustre.
