OAB Subseção Castro inaugura sala de advogados no Depen

0 49

Matheus de Lara

Para que advogados tenham acesso mais próximo aos detentos, foi inaugurada na tarde de sexta-feira (28), no Departamento Penitenciário Nacional em Castro (Depen), a nova sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento reuniu advogados, o diretor da unidade prisional, Elerson de Lima; o presidente da OAB Subseção Castro, Wagner Sandrini Canesso e também Rosane das Graças Anhaia, esposa do saudoso Carlos Roberto de Almeida, doutor Cambé, como era carinhosamente conhecido, homenageado que deu o seu nome a nova sala. Após a inauguração, os presentes participaram de uma confraternização.

A reportagem do Página Um News esteve no local e acompanhou o momento solene. Em conversa com a advogada e tesoureira da OAB Subseção Castro, Giovane Cristina Raffo Deen, atuante no município e também em processos nas cidades de Piraí do Sul, Tibagi, Ponta Grossa, destaca a importância dessa inauguração. “Esse é um trabalho conjunto que fizemos entre Ordem e Depen. A corregedora do Depen, doutora Lucia, veio aqui, conversamos sobre a dificuldade que os advogados tinham em ter acesso aos detentos, principalmente porque não havia um interfone que a gente pudesse usar. Então, após essas conversas entre a unidade prisional e a OAB, é que foi feito esse acordo de colaboração. Então, colaboramos com algumas coisas, principalmente com a montagem daqui da sala, o Depen disponibilizou o espaço, e entrou com a mão de obra para fazer”.

Giovane destaca que, agora, tem dois parlatórios que fazem com que o preso se sinta mais a vontade. “Agora não precisa ficar falando igual quando, antigamente, a gente tinha local que repercutia o som, além de ser abafado. Agora, eles podem sentar, temos o interfone internos nos parlatórios, o acesso mais eficiente com recursos da Ordem, trabalhando para a melhoria da advogacia e também para melhor efetivo ao serviço de atendimento da unidade”.

Para o diretor da Cadeia Pública de Castro, Elerson de Lima, a novidade é muito boa. “É uma parceria que a gente tem com a Ordem, e desde que entrei aqui na unidade, eu já tinha esse desejo de montar essa sala para receber os advogados e eles pudessem atender seus clientes. Isso faz com que os profissionais venham felizes para a cadeia, sabendo que serão bem recebidos, o que resulta em um melhor atendimento ao apenado, que por outro lado, fica mais calmo na unidade, gerando cada vez mais o principal objetivo, de uma unidade penal que é a busca da ressocialização das pessoas encarceradas”.

Elerson também explica que hoje a cadeia está com 168 detentos. “Até o final do ano vamos estar diminuindo esse número. Já inaugurou a penitenciária em Ponta Grossa, já estão sendo transferidos alguns presos para lá, e vamos tentar chegar ao número de 100 ou 120 presos aqui em Castro”. Disse que a média diária é de três a quatro advogados realizando os atendimentos na unidade.

O presidente da OAB Subseção Castro, Wagner Sandrini Canesso, disse que a nova sala é muito importante para toda a advocacia da região. “Castro não concentra apenas presos do município, mas de toda as cidades da região, bem como atendimento a todos os advogados da região. Essa é uma luta de muito tempo que a OAB vem trabalhando, e graças a nova gestão da Depen que abriu essa oportunidade, conseguimos fazer a instalação dessa sala que leva o nome do Doutor Carlos, que era atuante do sistema prisional da advocacia criminalística da região. Com essa inauguração, ela permite que os advogados trabalhem dentro da unidade durante os atendimentos, ou seja, a sala da advocacia fica ao lado do parlatório, que é onde se faz o atendimento direto dos presos. Então, a partir que o advogado está atendendo o preso, ele já pode eventualmente fazer uma pesquisa, preparar um documento, sem a necessidade de retornar ao seu escritório”.

Homenagem

A nova sala da OAB teve como nome Carlos Roberto de Almeida – Doutor Cambé. Na placa de inauguração, a frase destaca que “representa uma grande conquista para os advogados e advogadas da Comarca de Castro, e também para a advocacia paranaense na busca de mais dignidade no exercício da profissão e da efetividade das prerrogativas”.

Esposa de Carlos, a advogada Rosane das Graças Anhaia disse que a homenagem foi muito significativa e emocionante. “É mais que merecida, doutor Cambé foi uma pessoa espetacular, sempre tratou todos muito bem, e se colocava no lugar de qualquer pessoa e sempre estudava. Sempre dividiu seu conhecimento com as pessoas. Ele me incentivou muito, e também a nossa filha que é advogada. Se chamavam ele de advogado de ‘porta de cadeia’, ele dizia que era mesmo, ou seja, o réu precisava de um advogado e a época em que ele exercia essa atividade, foi quando não existia Defensoria Pública, e com isso ele sempre atendeu os réus. Tenho muito orgulho de ser esposa dele”. Cambé se formou na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 1989. Ele faleceu com 58 anos, vítima de câncer na garganta, no ano de 2014.

Fotos: Divulgação / Daiane Taborda

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!