Nova secretária de Relações Institucionais e Juventude aposta em inovação e integração entre pastas

Yasmin Sleutjes detalha ao Página Um News as prioridades iniciais da secretaria, que tem foco na juventude, no fortalecimento institucional e na prevenção às drogas

0 44

Emerson Teixeira

Castro – A nova secretária municipal de Relações Institucionais e Juventude, Yasmin Sleutjes, iniciou os trabalhos à frente da pasta com foco na organização interna, planejamento e captação de recursos. Em entrevista ao Página Um News, ela fez um balanço dos primeiros dias de gestão e apresentou as diretrizes que irão nortear as ações ao longo do ano.

“Esses primeiros dias têm sido dedicados à organização da Secretaria, com foco na estruturação interna, formação da equipe, organização da sede e planejamento de projetos e programas. Paralelamente, estou trabalhando na captação de recursos para fortalecer as ações da pasta”, afirmou. Segundo Yasmin, a proposta é também renovar a forma de atuação da secretaria. “Trabalharei para trazer novas perspectivas à Secretaria, como a inovação e modernização nas ações desenvolvidas”, completou.

Ainda neste início de gestão, a secretária informou que terá uma reunião com o vice-prefeito para alinhamento das atividades. “Terei reunião com o vice na sexta-feira para ele me passar um relatório do que já foi feito e resolver outras questões”, disse. Na próxima segunda-feira (19), Yasmin já cumpre agenda oficial em Curitiba, com reuniões nas secretarias de Estado de Esporte, Cultura, Desenvolvimento Social e Família, Justiça e Tecnologia.

De acordo com a secretária, a pasta atua a partir de três eixos centrais. “A secretaria tem três pilares: Juventude, Instituições e Ações de Prevenção às Drogas”, explicou. No campo institucional, o foco será ampliar a participação popular. “Dessa forma, um dos principais objetivos do Departamento de Instituições é aproximar a comunidade da gestão pública. Para isso, estamos elaborando um planejamento voltado ao incentivo da organização e da participação da população em seus bairros, como a criação e o fortalecimento de associações de moradores, campanhas de prevenção, ouvidoria ativa, capacitações, entre outras ações”, destacou.

Na área de prevenção às drogas, Yasmin aponta a necessidade de atuação integrada. “No Departamento Antidrogas, a proposta é estabelecer protocolos de atendimento aos dependentes químicos, por meio de convênios com clínicas especializadas, bem como atuar na reinserção social, oferecendo capacitação e fazendo a ponte com outras Secretarias, como Cultura, Tecnologia, Inclusão e Saúde. Além disso, buscar o fortalecimento do apoio às famílias que enfrentam essa realidade”, afirmou.

Já no Departamento de Juventude, a intenção é ampliar as políticas públicas existentes. “O objetivo é ir além do CEJU, ampliando as políticas públicas voltadas à capacitação dos jovens, à criação de conselhos e grêmios, à formação política e cidadã, às simulações de governo, feiras de profissões, cursos gratuitos, mentorias profissionais e cooperativas juvenis”, enumerou.

Ao final, a secretária ressaltou que os projetos exigem planejamento e execução eficiente. “Enfim, são muitas ideias que precisam ser estruturadas no papel e, principalmente, executadas com excelência”, disse. Para Yasmin, o trabalho da pasta passa, necessariamente, pela articulação com o restante da administração. “É importante demonstrar que esta é uma secretária meio, e não fim. Ou seja, ela é a ponte a todas as outras secretarias. Portanto, atuar junto com os outros secretários será necessário para um trabalho bem feito”, concluiu.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.