*Ausência foi considerada um desprestígio com o Turismo de Castro
Da Redação
Não foi desta vez que Reinaldo Cardoso (MDB) e Miguel Zahdi Neto – Neto Fadel – (PSD), se confrontaram em um debate. Candidatos a prefeito em Castro, eles eram aguardados no ‘Turismo em Debate’, evento promovido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur Campos Gerais), na noite de terça-feira (27), na sede da OAB – subseção Castro. Reinaldo compareceu no horário e aguardou seu adversário das urnas, mas, Neto Fadel, não se fez presente.
A intenção da Adetur com esse evento já realizado em Ponta Grossa, Tibagi e Carambeí, e programado para acontecer em doze municípios associados à Instância de Governança Regional (IGR) de Turismo, é estimular a inserção do turismo nos planos de governo de cada cidade e de conhecer as propostas dos candidatos para o desenvolvimento da atividade turística nos municípios da região para os próximos anos. Infelizmente o que era para ser um debate, acabou se transformando em um monólogo, de perguntas e respostas, onde apenas o candidato Reinaldo Cardoso respondeu. Como uma das regras do debate permitia ao candidato fazer ‘uma pergunta’ ao seu oponente, Reinaldo questionou sobre a Rota dos Tropeiros.
“Além do engajamento dos candidatos, buscamos a participação efetiva da população, principalmente, para aqueles que atuam, direta ou indiretamente com o turismo. Infelizmente, com a ausência de um dos dois candidatos convidados quem perdeu foi a cidade que deixou de conhecer todas as propostas, fazer o comparativo e avaliar o que é melhor para a escolha de seu voto. O debate sempre é bom, leva ao amadurecimento, a troca de ideias, e com a apresentação de propostas, o cidadão tem a condição de escolher melhor, e o turismo só cresce com isso”, disse a gerente executiva da Adetur, Karen Kobilarz, que conduziu o encontro na sede da OAB.
Questionada sobre qual foi a infomação repassada, para justificar a ausência de Neto fadel, Karen respondeu que “o que nos passaram é que eles estavam querendo reorganizar a agenda, mas nós seguimos conforme as normas do TRE. Formalizamos os convites após as homologações a partir do dia 16, mas, independentemente disso a gente divulgou antecipadamente na imprensa, divulgamos o calendário, e depois formalizamos os convites”.
Sobre as presenças, “infelizmente tivemos pouco comparecimento de empresários, da comunidade, isso prejudica, mas também reflete o momento que a cidade está passando. É importante que os empresários, que as pessoas que vivem do turismo participem, que venham conhecer, dar a sua ideia, exigir de quem está no poder público que cumpra o seu papel”, continuou Karen.
Quanto ao que foi ouvido do único candidato castrense presente, se teria agradado a Adetur, Karen respondeu que “o candidato apresentou questões sobre infraestrutura para o turismo, estrutura administrativa, e sempre é uma preocupação nossa que o Turismo não deixe de existir, pois muitas vezes a pasta de Turismo é extinta. O compromisso que o candidato afirmou de orçamento, do foco que dará ao turismo, isso nos anima e Castro merece, tem longa história no turismo, um protagonismo grande, e esse compromisso do candidato é fundamental”, concluiu a gerente executiva Adetur.
Reinaldo Cardoso, único candidato presente ao debate, respondeu que o encontro promovido pela Adetur “foi ideal para apresentar as propostas, mas com a presença de um só candidato não se discutiu as ideias, então nesse quesito foi ruim. Com as ideias apresentadas, elas serão divulgadas na comunidade, que poderá conhecer, e através das redes sociais nos questionar, e é isso que nós queremos. Infelizmente foi um monólogo, mas, paciência, fizemos a nossa parte, a nossa obrigação”. Perguntado se, caso haja um novo debate, se estará presente, Reinaldo Cardoso respondeu que sim, “desde que seja sério, participarei não só do debate, como de tudo que me convidarem. Eu entendo que o diálogo, a conversa, só traz coisas boas, só espero que o outro candidato compareça”.
Mesmo sendo um encontro sobre Turismo, a reportagem perguntou sobre a criação da pasta da Mulher, mencionada no encontro, e como ficaria o Turismo em sua estrutura administrativa, caso venha a ser prefeito. O candidato Reinaldo Cardoso disse que “será criada a Secretaria da Mulher, como também a da ‘Inclusão’, juntas. Foi uma equipe para Paranaguá, onde existe a Secretaria da Inclusão e ela está indo muito bem, para atendimento das crianças com disfunção. São muitas mães que sofrem e eu acho que é importante colocar na Secretaria da Mulher”. Sobre a pasta do Turismo, Reinaldo disse que ainda não foi discutida essa questão, mas pode estar ligada a uma outra secretaria a ser criada que é a da ‘Inovação’, junto com Indústria e Comércio, ou separada com a Cultura. “As três grandes novidades do nosso plano de governo seriam a criação da Secretaria da Mulher, que englobaria a ‘Inclusão; a de Inovação, junto com Indústria e Comércio, para colocar a modernidade dentro da gestão; e o planejamento, com a criação de um Instituto de Planejamento de Castro, para fazer projetos e discutir o desenvovimento, como por exemplo, a estrutura viária de Castro”, concluiu Reinaldo.