Luana Dias
Apesar de ter sido anunciada como certa para iniciar nesta quinta-feira (18), a greve dos trabalhadores da empresa do transporte coletivo de Castro, Viação Cidade de Castro (VCC), foi adiada. De acordo com a assessoria do Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos em Veículos Rodoviários de Passageiros Urbanos, Municipais, Metropolitanos, Intermunicipais, Interestaduais, Internacionais e de Fretamento de Ponta Grossa e Região (Sintropas-PG), o indicativo de greve está mantido, conforme foi aprovado na assembleia do início da semana, e as atividades podem ser paralisadas a qualquer momento, mas não irá começar na quinta-feira.
A nova data não foi anunciada pelo Sindicato, mas de acordo com a entidade a greve vai acontecer porque a empresa não vem cumprindo com acordos de pagamento feitos em fevereiro do ano passado.
Segundo assessoria do Sindicato, a categoria reivindica o salário em pagamento único e não em quatro parcelas no mês, como tem sido efetuado atualmente. Além disso, os trabalhadores também reclamam o reajuste de salário e o cartão vale-alimentação, que foram negociados em 1º de fevereiro de 2020 e que ainda não teriam sido pagos.
Também conforme informação da assessoria, foi acordado na ocasião, que o piso salarial dos motoristas deveria ter passado de R$1,6 mil para R$1,76 mil, e o reajuste no vale-alimentação deveria ter sido de 5%. Atualmente, a empresa possui 34 funcionários.
Foto: Divulgação