Morte de bebê em Castro será investigada; Secretaria de Saúde abrirá sindicância

*Secretário Matilvani diz que em nome da administração Reinaldo Cardoso essa situação precisa ser esclarecida

0 469

Da Redação

Castro – A morte da bebê Sofia, ocorrida após quase 41 semanas de gestação, está sob investigação. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Matilvani Moreira, em entrevista ao Página Um News na tarde desta quarta-feira (26).

A mãe da criança começou a passar mal no início da semana e procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Socavão e no Hospital Anna Fiorillo, mas não recebeu um diagnóstico conclusivo. A ausência de um encaminhamento preciso pode ter resultado na morte da bebê ainda no útero.

Segundo o secretário, ele tomou conhecimento do caso na noite de sexta-feira (21). “Por volta das 21h40, recebi a ligação do pai da Nicole e avô da Sofia. Imediatamente, nos colocamos à disposição da família e acionamos o diretor do Hospital Anna Fiorillo Menarim. Diante da gravidade da situação, intermediamos a realização de um exame, que foi feito no Hospital Geral Unimed já na madrugada, pois em Castro não havia clínicas abertas para o procedimento. O exame foi custeado pelo Instituto Moriah, que administra o hospital. Após isso, a paciente permaneceu internada para a cesariana”, relatou.

A prefeitura também anunciou que vai apurar a conduta da UBS do Socavão. Na terça-feira (24), Matilvani visitou a unidade e na quarta-feira (26) foi a vez do Dr. Carlos, responsável pela Atenção Primária do município, realizar uma vistoria. “Ele está elaborando um relatório, será aberta uma sindicância para investigar o ocorrido. O Hospital Anna Fiorillo também instaurou uma investigação interna”, afirmou o secretário.

O Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal já notificou o Instituto Moriah para que disponibilize o prontuário da gestante. “Nossa gestão renovou o comitê, que tem autoridade para apurar qualquer caso relacionado à morte de bebês e gestantes”, destacou Matilvani.

O secretário também visitou a família da bebê e garantiu que o caso não ficará sem resposta. “Em nome da gestão do Dr. Reinaldo, nos colocamos à disposição para prestar apoio. Essa situação precisa ser esclarecida, os responsáveis identificados e, se houver culpados, serão punidos”, concluiu.

 

Hospital

A reportagem do Página Um News entrou em contato com a direção do Hospital Anna Fiorillo Menarim que se manifestou através de uma nota onde afirma que abriu investigação interna para apurar a situação. “A direção do Hospital Anna Fiorillo Menarim, desde o evento morte do bebê constatado nas primeiras horas do dia 22 de Março do corrente ano, em ato continuo abriu sindicância interna para apurar os fatos, processo de sindicância n.º 002/2025 HAFM”, declarou.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.