Mobilização artística em Castro promove diálogo e fortalecimento da cultura local

Ação estruturada reúne artistas, conselheiros e produtores culturais em evento que discute políticas públicas e diversidade cultural

0 82

Emerson Teixeira*

Castro – O espaço Celeiro da Música e Artes, em Castro, foi o ponto de encontro para artistas, produtores, conselheiros e representantes da sociedade civil durante uma Mobilização Artística em prol da Cultura Castrense. O evento realizado no último sábado (5) integrou a agenda das Ações Estruturadas, iniciativa de âmbito nacional voltada à democratização do acesso às políticas públicas e leis de incentivo à cultura.

Com uma programação diversa, o encontro buscou estreitar laços entre agentes culturais da região, estimular o debate sobre a reestruturação do sistema cultural e ampliar a participação dos territórios nos mecanismos de fomento. A ação contou com o apoio do Agente Territorial de Cultura (ATC) Stanley, em processo de formação junto ao Comitê de Cultura do Paraná, e foi organizada por uma rede colaborativa de produtores e conselheiros culturais do município e da região.

A produtora cultural Vivian Veiga, uma das organizadoras do evento, celebrou o momento como histórico para o setor em Castro, destacando o fortalecimento institucional da cultura no município. “Acredito que Castro tem potencial para se tornar referência no cenário cultural nacional, por estarmos nos fortalecendo entre artistas, produtores, conselheiros e gestores culturais, principalmente por termos a pasta da Secretaria da Cultura pela primeira vez trabalhando de forma autônoma”, afirmou em entrevista ao Página Um News.

Vivian também ressaltou que, com a nova gestão municipal, há um cenário mais propício para o avanço do setor. “Acredito que podemos estreitar diálogos para enfrentarmos juntos os desafios do setor, principalmente relacionados a ações de capacitação para todo o setor. É uma reestruturação no Sistema Cultural em âmbito nacional e municipal”, completou.

Troca de experiências

O evento foi articulado por Vivian Veiga, Larissa Joly, os conselheiros de cultura Kadu, Saulo e Christhian Christoforo, que também assinaram a cobertura fotográfica e videográfica da mobilização, além da produtora Carol Lincan, que colaborou na articulação dos artistas convidados de Ponta Grossa.

A programação contou com diálogo mediado pelo ATC Stanley e pelo Coletivo 4P, de Ponta Grossa, e teve a participação de representantes dos Conselhos Municipais de Cultura de Castro e de Ponta Grossa. Artistas do movimento Hip Hop, representantes da literatura, música, artes visuais e audiovisual também marcaram presença. Uma oficina de fitoterapia ancestral, ministrada por Heron, de Ponta Grossa, e a discotecagem da DJ Afrohigh encerraram a programação em clima de celebração e pertencimento.

Mais do que uma agenda de apresentações, o encontro consolidou-se como espaço de construção coletiva e fortalecimento de políticas culturais em Castro, reforçando o papel da arte e da cultura como ferramentas essenciais de transformação social e participação democrática.

*Com Assessoria

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.