Missão técnica leva empreendedores de Castro à capital em busca de inovação e boas práticas
Ação integra teoria e prática ao conectar comerciantes de Castro a cases de sucesso e tendências do varejo paranaense
Da Assessoria
Curitiba – O Programa Desenvolve Castro realizou uma imersão voltada ao fortalecimento do comércio local. A missão técnica, promovida pelo Sebrae/PR em parceria com a Prefeitura de Castro, levou empresários à Curitiba, na última semana, com o objetivo de conhecer modelos de negócios inovadores, tecnologias aplicadas ao varejo e espaços de referência em gestão comercial e turística.
A agenda contemplou visitas a grandes operações do varejo curitibano, como o Muffato Go, onde o grupo pôde observar de perto tendências como etiquetas eletrônicas, sistemas de self-checkout, posicionamento de marca e layout estratégico de loja. A proposta foi aproximar os participantes das inovações que vêm transformando a experiência de consumo e a integração entre empresas, ampliando a visão sobre práticas que podem ser aplicadas no comércio de Castro.
A programação incluiu, ainda, uma visita ao Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, onde os empresários foram recebidos pelo vice-governador e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana. O grupo ouviu sobre os planos futuros para o setor produtivo e as ações disponíveis para apoiar empreendedores de diferentes portes.
No mesmo dia, a comitiva participou de uma imersão técnica na Fecomércio PR, onde assistiu a uma palestra da empresária Maria Bonamigo, presidente da Rede do Passo da Liberdade, que compartilhou sua trajetória e estratégias de revitalização e fortalecimento do comércio no Centro Histórico de Curitiba. As visitas aos Museus do Comércio e da Fecomércio PR também integraram o roteiro, promovendo uma reflexão sobre a história e a evolução do setor, e mostrando como a valorização da memória comercial pode fortalecer o turismo e a identidade local.
A missão incluiu ainda experiências gastronômicas, como a visita ao tradicional restaurante Madalosso, onde os empresários conheceram a história do negócio e a importância da profissionalização da gestão familiar.
Entre as participantes da missão técnica, a empreendedora Géssika Mantovani, que atua há três anos no setor de gastronomia, destacou que a experiência ampliou sua visão sobre o próprio negócio e reforçou a importância de acompanhar as tendências do mercado.
“Trabalho no setor de gastronomia e comecei produzindo em casa, com a intenção de estruturar um negócio no futuro. Participar do Desenvolve Castro foi essencial nesse processo. A ideia da missão técnica me chamou a atenção porque pudemos conhecer estruturas reais de mercado, conversar com empresários que também passaram por transições de carreira e entender, na prática, como a inovação pode fortalecer o nosso setor”, comentou.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, a atividade reforça o compromisso de levar conhecimento prático aos participantes do Programa Desenvolve Castro.
“Nosso objetivo foi mostrar que a inovação está ao alcance de todos. Não é preciso ir para outro país ou para grandes centros internacionais para conhecer boas práticas. Aqui mesmo no Paraná temos referências sólidas, tecnologias acessíveis e empresas que inspiram. As visitas complementam o conteúdo do programa e ampliam a visão dos empresários sobre novas oportunidades para o comércio de Castro”, afirma a consultora.
Para o superintendente da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Castro, Eurico Teixeira Machado, que acompanhou toda a agenda, a missão técnica reforça o alinhamento entre poder público e empreendedores. Ele destacou que conhecer de perto cases reais facilita a aplicação de melhorias e estratégias no dia a dia das empresas do município.
“O roteiro foi perfeito, com visita interessante no Palácio Iguaçu, e demais estabelecimentos, nosso parecer é muito positivo, principalmente por parte dos empresários que participaram”, disse.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, comenta que a missão técnica foi uma oportunidade para que o grupo conhecesse as políticas públicas de Curitiba e do governo do estado, bem como experiências empresariais diversas.
“Esperamos que tais práticas possam ser adaptadas à realidade de Castro e, na medida do possível, utilizadas para o desenvolvimento econômico e social da cidade”, frisou.

Desenvolve Castro
O programa Desenvolve Castro é realizado pelo Sebrae/PR e Prefeitura de Castro, em parceria com a Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Castro e Região (Secom) e Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro), que uniram esforços para oferecer um ano de acompanhamento gratuito aos empresários.
O programa foi desenhado para atuar em diferentes frentes, iniciando com diagnósticos e aplicação de cliente oculto, seguidos de módulos voltados para liderança, vendas, atendimento humanizado e digital, gestão empresarial, marketing digital, inovação e competitividade. Na etapa final, serão abordadas finanças, gestão de custos e atendimento multicanal.