Marcos Petry em Castro a convite da AMARC

0 31

*Por Fabiana Guedes

Na segunda-feira, 3 de julho, o escritor e youtuber autista Marcos Petry, 30 anos, e seus pais Arlete Boing Petry e Orlando Petry estiveram em Castro para a palestra “Autismo na Visão de um Autista” à convite da AMAR-C – Associação Amigos Autistas da Região de Castro.

Com acesso gratuito ao público, o evento aconteceu na Câmara Municipal de Castro, com o apoio e patrocínio de várias entidades e particulares. Voltada não só a autistas e familiares, mas também a profissionais da área, educadores e pessoas interessadas no assunto, a palestra lotou o plenário com mais de duas horas de informações relevantes sobre o tema.

Antes da fala de Marcos, sua mãe, Arlete, compartilhou sua experiência falando “Do Nascimento à Descoberta do Autismo”. Ela conta que alguns meses após o nascimento, Marcos foi desenganado por conta de uma lesão cerebral e recebeu o diagnóstico de que não iria ver, falar, andar ou ouvir e que provavelmente morreria antes de completar um ano de idade. A família, residente no pequeno município catarinense de Vital Ramos, estava longe dos grandes centros que seriam melhor equipados para oferecer algum tipo de tratamento.

Contudo, contrariando todos os prognósticos, a família investiu com muito amor e paciência em proporcionar experiências e exercícios ao bebê. Insistiu também no convívio dele com outras pessoas. Ele começou a andar e a falar por volta dos cinco anos de idade e o diagnóstico de autismo veio aos sete anos, quando uma professora sugeriu à família pesquisar sobre o tema.

Com simplicidade e clareza, Arlete compartilhou com os presentes o quanto a persistência da família em insistir em pequenos passos contínuos foi relevante no progresso de Marcos, que além de graduado e pós-graduado em diversas Universidades, atualmente está em fase de conclusão do Mestrado em Intervenções Psicopedagógicas. Ela pontuou sobre a necessidade de se ter muita paciência e muito amor no processo de se descobrir qual a melhor forma de fazer cada criança absorver a informação necessária. E destacou que todo aprendizado é possível, quando a família se predispõe e se envolve. “O diagnóstico de autismo é um instrumento, uma ferramenta, e não, uma sentença”, ela pontua.

Marcos atualmente fala seis línguas e está estudando uma sétima. Aprendeu a tocar violão somente na adolescência – depois de muitos exercícios para dar mais maleabilidade aos dedos- e é autor de quatro obras já publicadas. Seu canal “Diário de um Autista” no Youtube conta com mais de 165 mil assinantes e mais de 5 milhões de visualizações e está entre os 10 canais com mais acessos sobre Autismo.

Em sua fala, ele destacou sobre a necessidade de se compartilharem informações sobre o autismo com toda a sociedade. Citou exemplos como a necessidade de comunicação clara e direta, falar uma coisa de cada vez e entender que a estereotipia – movimentos específicos de cada autista – é relevante no processo de pensar e comunicar do autista.

Petry deu ainda mais dicas importantes, como chamar um autista pelo nome e utilizar de comandos diretos. Ele lembrou que o autista não entende a linguagem figurada, que metáforas são difíceis de entender. Brincou dizendo que “a mente de um autista é uma Ferrari, mas para frear é uma bicicleta”. Finalizou dizendo que “o cérebro precisa de convites para se superar” e cantando várias músicas em várias línguas e emocionando todos os presentes.

Marcos e sua família têm rodado o Brasil ministrando palestras, fóruns de educação e seminários onde abordam o aprendizado do autista e o modo como enxerga e vivência o mundo a sua volta. Este ano lançou sua 4ª obra “Muito Prazer Eu Sou Autista”, para conscientizar e informar pais e professores sobre o dia a dia e as potencialidades do indivíduo autista.

O evento em Castro foi organizado e realizado pela AMAR-C Associação Amigos Autistas da Região de Castro, que tem por objetivo o acolhimento de pessoas que tem diagnóstico de TEA (Transtorno de Espectro Autista) na Família. Com o apoio da Câmara Municipal, Loja Maçônica Fraternidade Castrense, Elétrica Pulo, José Guido Teixeira Junior, Pedreiras Iapó, ACECASTRO, Laboratório Doff Sotta, Marcos Roberto Bertolini, Antunes Contabilidade e Advocacia, Junior Rodrigues, Supermercado Dal Santos, Cooperativa de Crédito Sicredi e Pousada Rota dos Tropeiros.

O cerimonial da noite ficou por conta da Professora Maria Antonieta Gonzaga Teixeira. Na abertura do evento, a fisioterapeuta e bailarina Raphaely Teixeira Campos apresentou-se com um número de dança, ela que foi diagnosticada como autista somente aos 19 anos de idade.

Atualmente, a AMAR-C conta com um grupo de WhatsApp e um perfil no Instagram @amarc_autismo com o objetivo de compartilhar informações e saberes sobre o Autismo, partilhar vivências diárias e ser fonte de apoio no compartilhamento de dúvidas e conquistas sobre o tema.

Fundada oficialmente em maio de 2022, a AMAR-C como grupo e rede de apoio iniciou seus trabalhos m 2018. Atualmente, a Presidente é Angelita Schmidke Souza e sua Vice Paloma Tchalski Dudkiewicz., e conta com mais dez integrantes na Diretoria e cerca de 200 famílias cadastradas.

A família Petry segue de Castro para Maringá, onde irá cumprir intensa agenda com palestras e entrevistas. Acompanhe em  https://www.instagram.com/omarcospetry/.

*Com Assessoria

Fotos: Fabiana Guedes

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.