Matheus de Lara
Nos últimos dias, a cidade de Castro passou a contar com o letreiro ‘Amo Castro’, implantado para fomentar o turismo. Inicialmente as placas estão presentes em dois pontos turísticos, no Morro do Cristo e na Prainha. A ideia dos letreiros surgiu a partir de uma tendência nacional, e ao todo foram investidos R$ 17.990 mediante processo licitatório, sendo inaugurado em 8 de dezembro. Vale lembrar que anos atrás, o vereador Rafael Rabbers (PTC) fez um requerimento propondo o letreiro.
De autoria dos vereadores Jhonnathan Flugel (PODEMOS), Neto Fadel (Patriota) e Professor Jonathan (PSC), a ideia do letreiro foi apresentada novamente. Em conversa com a reportagem do Página Um News, professor Jonathan Cesar Flores Barros disse que “a cada meio ano os vereadores podem repetir o requerimento, ou seja, uma solicitação, pedido de informação para a prefeitura se ela pode realizar algo que a gente acha importante”. Destaca também que “os vereadores solicitam, dá os argumentos e o que acha importante para o fomento do turismo”.
Sobre a instalação dos letreiros, a Secretaria Municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, foi a responsável. Em conversa com a secretária da pasta, Gisele Coradassi, ela explicou do porquê da escolha do Morro do Cristo e Prainha. “Escolhemos este dois cartões postais da cidade, onde naturalmente as pessoas gostam de fotografar. O próximo será o Parque Lacustre, porém, com outro layout, apropriado para o contexto do parque”. Sobre o objetivo de montar os letreiros, afirma que “a intenção é divulgar Castro como uma cidade atrativa aos visitantes e turistas”, conta Gisele.
Desde que foi montado a quase duas semanas, a secretária explica que já houve grande repercussão. “Já existem várias fotos e selfies nas mídias sociais e em grupos de caravanistas que passaram por Castro nos últimos dias. Temos recebido muitos motor homes no estacionamento do Parque Lacustre, e os turistas ficam encantados com a beleza da nossa cidade”. Gisele disse, também, que a ideia de montar os letreiros já estava no planejamento da secretaria para execução ainda nesse ano.
Foto: Divulgação / Willian M. Carneiro