Kaio Chemin conquista título da Copa Paranaense de Balonismo em Castro
Piloto paranaense somou 6.275 pontos e garantiu o primeiro lugar na competição que reuniu 50 balões durante o Festival da Primavera
Da Redação*
Castro – O piloto Kaio Chemin, do Paraná, é o novo campeão da Copa Paranaense de Balonismo – Etapa Castro, disputada dentro do Festival da Primavera Paraná nas Alturas. A conquista foi confirmada neste domingo (14), após os últimos voos da programação. Chemin liderou a classificação geral com 6.275 pontos.
O segundo lugar ficou com Fábio Passos, que somou 6.048 pontos, e em terceiro terminou Lucas Chemin, com 5.836 pontos. O top 10 da competição foi completado por Lupercio Lima (5.274 pontos), Luis Silvestre (5.262), Giovani Pompermaier (5.217), Erick Bitencourt (5.194), Launer Bendito (4.972), Murilo Pereira Gonçalves (4.954) e Fernando Silva (4.846).
Milhares de visitantes
O resultado marcou o encerramento da etapa em Castro, que reuniu 50 balões de diferentes estados ao longo de três dias. O evento contou com provas competitivas, voos cativos e apresentações noturnas, como o tradicional Night Glow, que iluminou o céu da cidade.
Castro recebeu a segunda maior Copa de Balonismo do Brasil durante o Festival da Primavera, que começou na sexta-feira (12) e movimentou o município até a noite de domingo (14). A competição reuniu pilotos paranaenses e também representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Bahia, muitos deles de renome nacional.
Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), com apoio do Viaje Paraná e da Prefeitura de Castro, o festival atraiu milhares de visitantes e foi uma das programações mais aguardadas do fim de semana. Todas as provas e demonstrações foram condicionadas a avaliações climáticas em tempo real, garantindo a segurança dos participantes.
Turismo em destaque
O balonismo é considerado uma das vertentes do Turismo de Esportes, definido pelo Ministério do Turismo como modalidade que atrai visitantes interessados na prática ou observação de competições esportivas. O setor também se insere no segmento M.I.C.E. (Turismo de Negócios & Eventos), já que grandes campeonatos movimentam competidores, turistas e a economia local.
“A proposta de eventos dessa proporção é justamente essa: atrair pessoas de fora para conhecerem as belezas do Paraná e ver hotéis e a economia da cidade e da região sendo movimentados. Tem pessoas de todo o Estado e do Brasil que vieram até Castro para acompanhar essa programação, fomentando o nosso Território dos Campos Gerais”, destacou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
*Com Assessoria