Emerson Teixeira
A Prefeitura de Castro deve homologar nos próximos dias a licitação que definiu a nova empresa que ficará responsável pela gestão do hospital Anna Fiorillo Menarim, após o pedido da Cruz Vermelha, no mês de setembro, para deixar a gestão do hospital.
O Instituto Moriah, com sede em Votorantim (SP) é quem assumirá o comando do Anna Fiorillo pelos próximos 10 anos. A previsão dada pela secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutschke, é que até o final deste ano a nova contratada já assuma a gestão do hospital. “Estamos aguardando a homologação do processo, depois assinatura do contrato, para posterior transição entre a Cruz Vermelha e novo contratado para a gestão do Hospital Anna Fiorillo Menarim”, disse a secretária.
De acordo com Maria Lídia, a Cruz Vermelha, atual responsável pelo hospital castrense pediu o encerramento do contrato. “A solicitação para deixar a gestão do hospital partiu da Cruz Vermelha, está sendo de comum acordo, todo processo discutido tendo por ambos como principal foco a garantia da continuidade da assistência aos usuários”, explica.
Ela ressalta que a nova instituição que assumirá o hospital deverá estar alinhada também com a Secretária Estadual de Saúde, “essa parceria é essencial para assistência não só do Município de Castro e sim de nossa região”, enfatizou.
Instituto Moriah
O Instituto Moriah, com sede no estado de São Paulo, na cidade de Votorantim, é uma organização privada, sem fins lucrativos, com ideologias de desenvolvimento sustentável público-social na área da saúde, possui visão e entendimento de melhoria da gestão da Saúde Pública brasileira.
Em seu site a instituição apresenta que todas as atividades direcionadas pelo Instituto Moriah são desenvolvidas com a finalidade do beneficiamento público da saúde, desprezando toda e qualquer coligação partidária e beneficiamento político direcionado. O Instituto presta um atendimento humanizado de urgência, emergência de baixa e média complexidade em diversas especialidades, direcionados pelo beneficiamento de um sistema gestacional de qualidade para as unidades de saúde pública em diversos municípios brasileiros.
A disponibilização e a disseminação da informação de saúde para a população brasileira é uma das principais metas sociais da entidade, uma vez que a informação e educação de temas relacionados à saúde possibilita ao cidadão brasileiro o controle de um planejamento de saúde individual, onde o mesmo passará ter controle de suas atividades e hábitos cotidianos, que influenciem diretamente no desenvolvimento de saúde e atividades preventivas que reduz o custo da saúde pública corretiva.
Cruz Vermelha
Uma pandemia de Covid-19 e o reajuste do piso dos profissionais de enfermagem foram os principais fatores que levaram a Cruz Vermelha a deixar a gestão do Hospital Anna Fiorillo Menarim cinco anos antes de vencer o contrato que tinha com a Prefeitura de Castro. “Nós sofremos muito com tudo o que aconteceu durante a pandemia, e com esse aumento do piso da enfermagem, não vamos conseguir arcar com as despesas”, declarou a diretora da entidade, Eliana Reinaldo, em entrevista ao Página Um, no mês de setembro, data do anúncio da saída.
Na época a diretora da Cruz Vermelha anunciou que a rescisão do contrato ocorreria de forma amigável entre as partes, o que vem ocorrendo de fato, até que a nova instituição assuma o controle do hospital.
Os pacientes do Anna Fiorillo, através da terceirização contam com atendimentos de clínica médica, cirurgias gerais, ortopedia, maternidade e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para Castro e cidades da região. O hospital, sob administração da entidade, tem ainda o laboratório 24 horas por dia, e exames como Raio X e tomografia, para a demanda do próprio hospital e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, assim como demandas de outras cidades.