Indústria Watanabe apresenta equipamento revolucionário para manutenção de estradas rurais em dia de campo técnico
Evento reúne secretários estaduais e demonstra tecnologia que já atraiu interesse de mais de 200 prefeituras e compradores internacionais
Emerson Teixeira
Castro – A Indústria Watanabe promove nesta quarta-feira (26) um dia de campo técnico, exclusivo para convidados, para apresentar o maquinário utilizado na pavimentação e conservação de estradas rurais. O encontro reúne lideranças estaduais e gestores públicos interessados em conhecer a tecnologia desenvolvida pela empresa. Estão previstas as presenças do secretário de Estado da Agricultura, Márcio Nunes; do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do secretário das Cidades, Guto Silva; e do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fernando Furiatti.
De acordo com o diretor comercial e de marketing da empresa, Willian Watanabe, o evento marca a consolidação de um projeto que vem ganhando repercussão nacional. “Será um evento técnico para apresentar o equipamento que é revolucionário na manutenção de estradas rurais”, afirma. Ele explica que a máquina já era comercializada para a iniciativa privada, mas a visibilidade aumentou de forma abrupta após a aquisição do equipamento pela Prefeitura de Castro. “Houve uma explosão nos pedidos de orçamentos”, relata. Segundo ele, 215 prefeituras de todas as regiões do Brasil, além do Exército de Roraima, procuraram a indústria com interesse na compra.

Willian admite surpresa com o alcance da demanda. “Não imaginava que a procura seria tão grande, de uma publicação da prefeitura veio uma enxurrada de pedidos de orçamento”, diz. A tecnologia também chamou a atenção do mercado internacional, potenciais compradores da América Latina, África e Ásia já demonstraram interesse no equipamento.
O avanço do projeto abre perspectivas para expansão industrial e geração de empregos. “Há expectativa de aumento da produção e, consequentemente, do parque fabril e de novos postos de trabalho”, comenta o diretor.
Desenvolvido desde 2023, o sistema passou por uma ampla fase de testes. “Já rodei mais de 70 mil quilômetros no desenvolvimento do projeto, que agora está consolidado e se tornou comercial”, afirma Willian. Ele destaca que o equipamento atende a uma demanda antiga dos municípios. “É uma dor muito grande das prefeituras: como melhorar a manutenção das estradas. E o nosso equipamento oferece a oportunidade de ter um pavimento de qualidade com baixo custo”, diz. Em Castro, o maquinário já foi utilizado em manutenções nas regiões do Guararema, Socavão e Tronco.
Após três anos de validação no país, o diferencial da tecnologia está na eficiência e no menor custo operacional. A solução integra um distribuidor de cal e cimento, um trator e uma máquina estabilizadora de solo. Willian detalha o processo. “O caminhão-pipa vai na frente fazendo a correção da umidade que precisa para a compactação do solo. Logo na sequência, vem o distribuidor, que vai jogar cal ou cimento. E depois, a Thor ST vai fazer a homogeneização da água e desses produtos. Depois disso, os rolos vêm fazendo a compactação”.
O diretor reforça que o método reduz tempo, necessidade de maquinário e aumenta a qualidade final. “É um processo que torna o trabalho muito mais rápido por exigir menos equipamentos. A qualidade da homogeneização acaba se tornando muito melhor no final do processo”, enfatiza.