Hospital Anna Fiorillo Menarim/ Cruz Vermelha já retomou cirurgias eletivas

Hospital Anna Fiorillo Menarim/ Cruz Vermelha já retomou cirurgias eletivas

Luana Dias

O Hospital Anna Fiorillo Menarim, administrado pela Cruz Vermelha em Castro, já voltou a realizar as chamadas cirurgias eletivas, cuja fila de espera dos procedimentos cirúrgicos não emergenciais, estava paralisada desde o mês de março, no município e demais cidades do estado, devido a pandemia. A Secretaria de Estado da Saúde liberou recentemente a retomada dessas cirurgias em Castro, e nos hospitais Regional Universitário e Bom Jesus, de Ponta Grossa.

De acordo com a diretora administrativa do Hospital Anna Fiorillo/Cruz Vermelha, Eliana Reinaldo, desde que ocorreu a liberação por parte do Estado, diversas cirurgias já foram realizadas na unidade. Sobretudo, intervenções ortopédicas, ginecológicas e gerais.

A diretora também explicou que algumas das cirurgias que estão sendo realizadas agora já estavam encaminhadas antes da pandemia, porém, não puderam ser feitas antes devido a suspensão do serviço. “Nesses casos a consulta já tinha sido feita antes até da pandemia, algumas eram emergenciais, e, as ortopédicas de urgência nunca pararam”, destacou.

A suspensão das intervenções cirúrgicas foi necessária por dois motivos no início da pandemia do coronavírus. A medida foi adotada para gerar economia de medicamentos e insumos em geral, e para o controle de ocupação nos leitos hospitalares e leitos de UTI. Com a retomada, as unidades hospitalares é que ficaram responsáveis por entrar em contato com os pacientes e organizar a demanda e fila de espera.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!