Da Redação
Para haver inovação é preciso haver um ecossistema, um local propício para o fomento de bons projetos, em que os mais criativos líderes de uma comunidade possam encontrar estímulo e apoio às sua ideias.
Esse é o papel do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Castro, que trouxe na manhã desta terça-feira (6) o ex-ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, que palestrou sobre o ‘Desenvolvimento socioeconômico a partir da economia baseada em conhecimento’. O encontro aconteceu no salão de eventos do Hotel Buganville Palace.
Em conversa com Emerson Ribeiro Lourenço, consultor de Negócios do Sebrae, órgão que promove o evento, ele destacou que o Fórum surgiu de um movimento, ao final de 2022, quando foi provocado por Koob Peter e Frans Borg, que perguntavam ‘se o Sebrae poderia trabalhar em inovação’. Do primeiro encontro surgiu a ideia do Fórum e a construção de um planejamento pensando no futuro.
“Em um primeiro café, se propôs um projeto estratégico onde foram convidados todos os líderes interessados, e perguntou-se a eles ‘como imaginamos Castro daqui a 20 anos?'”, acrescentou Emerson.
Desde a primeira reunião houveram seis encontros de planejamento, até esse de terça-feira onde foi apresentado o E-Book – já disponível para a sociedade -, e a realização da ‘assembleia da instituição’.
“Queremos tornar público para a sociedade o que foi acontecendo junto com o ‘movimento’, o que estamos pensando para Castro”, destacou o consultor.
Após a palestra do ex-ministro Paulo Alvin e apresentação do E-Book, o próximo passo será colocar todo esse trabalho de planejamento para o plano de ação.