Feira em Castro resume projeto ambiental

0 5

Da Assessoria

 Os 154 catequizandos e 25 catequistas do Quarto Tempo da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Castro, realizam, neste sábado (19), uma feira para mostrar todos os frutos colhidos a partir do projeto ‘A Educação Ambiental Atuando para Preservar a Casa Comum’, idealizado pela Caritas Diocesana e viabilizado com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade. A feira acontece no salão paroquial, a partir das 14 horas, reunindo, inclusive crianças e catequistas das comunidades do interior: Santa Quitéria (5), Butiazal (3), Serra (4), Socavão (10), Cercado (3), São Luiz (3) e Herval (10).

     Segundo a coordenação paroquial de Catequese, 19 comunidades do interior participam do projeto. Esses 38 que estarão na feira vão representar as demais capelas. O projeto está ligado ao Meio Ambiente, Gestão de Risco e Emergências (Magre), é uma das 12 áreas de atuação da Caritas. As ações envolvem as paróquias Santa Rita de Cássia, São Jorge, São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Pilar, em Ponta Grossa, e Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Castro.

     De acordo com informações da Caritas Diocesana, nas duas primeiras etapas agentes da Caritas estiveram nas paróquias conduzindo oficinas sobre o descarte correto do lixo, encíclica Laudato si’, e, agora, nesta fase, os catequizandos estão colocando a ‘mão na massa’, em cima das orientações repassadas. O resultado tem sido para lá de criativo. Na feira deste sábado, será apresentado o resultado de tudo o que foi feito: sabão produzido com óleo de cozinha usado, brinquedos confeccionados a partir de recicláveis, vasos para plantas, cartazes… A Caritas elaborou panfletos com orientações para conscientizar sobre a importância da reciclagem. Eles serão distribuídos durante a feira.

     No último dia 12, entre as atividades da terceira etapa do projeto os catequizandos das capelas Nossa Senhora de Sion, Divino Espírito Santo, Santa Rita, também da Rosário de Castro, foram incentivados pelos catequistas a cuidar do material reciclável: separar, limpar, reaproveitar ou dar o destino correto. A turma da Capela Nossa Senhora de Sion produziu sabão caseiro, usando caixas de achocolatado como molde.

     Em Ponta Grossa, a agente Cáritas, Bruna Camargo, realizou uma ação na Capela São Leopoldo (Paróquia São Sebastião), ensinando a confeccionar vasos para plantas com materiais recicláveis, além de conduzir uma dinâmica sobre a importância do trabalho conjunto, principalmente, quando se fala do cuidado com o meio ambiente, onde tudo está interligado e o que cada um faz, reflete no outro.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!