Exposição “Grimório” transforma símbolos da magia em arte gráfica na Casa da Cultura de Castro

Mostra do artista castrense Marcelo Cardoso Amato reúne serigrafias produzidas em Curitiba e propõe um mergulho no imaginário místico de diferentes culturas

0 23

Por Hurlan Jesus

Castro – A Casa da Cultura Emília Erichsen recebe, a partir deste sábado (7), a exposição Grimório, do artista visual castrense Marcelo Cardoso Amato. A abertura ocorre às 18h, e a mostra permanece em cartaz até o dia 20 de fevereiro, com visitação gratuita durante o horário de funcionamento do espaço cultural.

A exposição reúne um conjunto de serigrafias produzidas ao longo de 2025 no ateliê do Solar do Barão, em Curitiba, e tem como eixo central a pesquisa artística sobre a magia, o misticismo e o imaginário simbólico construído por diferentes civilizações ao longo da história. Segundo Amato, o termo que dá nome à mostra carrega uma longa tradição histórica. “Esse conjunto de registros sobre a magia, presentes em diferentes épocas e culturas, é o que chamo de grimório”, explica o artista.

As obras dialogam com referências que vão das inscrições mágicas do Egito Antigo e da Mesopotâmia aos sistemas simbólicos da Grécia, da Pérsia e da tradição medieval europeia. A exposição também aborda a circulação desses saberes ao longo do tempo, passando pelo intercâmbio entre culturas árabes, judaicas e cristãs durante a Idade Média.

Além da série principal de serigrafias, Grimório apresenta trabalhos desenvolvidos para a nova tradução em inglês do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, publicado originalmente em 1928. As obras foram criadas em 2025, em parceria com a Universidade do Alabama, e dialogam com a ideia modernista de formação da cultura brasileira a partir da assimilação de influências indígenas, africanas e europeias. “A temática da exposição também passa pelos desejos humanos, pelo maravilhoso da natureza e pelo sobrenatural, elementos que sempre estiveram presentes na forma como tentamos compreender o mundo”, destaca Amato.

Natural de Castro, Marcelo Cardoso Amato é formado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Simbolismos na Arte Medieval pela Universidade Nova de Lisboa. Atua como editor e ilustrador em editoras no Brasil e nos Estados Unidos e integra, como artista permanente, o ateliê de gravura do Solar do Barão, em Curitiba.

A exposição integra a programação cultural do município e é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Prefeitura de Castro.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.