Espaço Vicente Machado passa por obras de reestruturação e novo paisagismo em Castro
Obra no Setor Histórico prevê retirada de espécies invasoras e reestruturação do edifício
Da Redação*
Castro – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, deu início nesta quinta-feira (10) às obras de revitalização do Espaço Cultural Vicente Machado, localizado no Setor Histórico do município. A intervenção, autorizada pela Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), prevê a remoção de espécies exóticas invasoras que comprometem a integridade do imóvel e a implantação de um novo paisagismo com vegetação nativa.
Além das adequações paisagísticas, o prédio — com grau de proteção 1 — passará por uma reestruturação completa, com pintura e reformas internas voltadas à preservação e ao melhor funcionamento do espaço.
De acordo com a Secretaria de Cultura, o paisagismo será executado de forma a valorizar a leitura arquitetônica do edifício, respeitando as diretrizes técnicas aplicáveis a bens tombados. O paisagismo deve atuar como elemento complementar ao patrimônio, e não como protagonista, cita a secretaria de Cultura.
As árvores atualmente presentes no entorno do espaço têm causado problemas estruturais, como infiltrações, entupimentos de calhas, umidade interna e danos às calçadas, principalmente em razão do crescimento desordenado das raízes. A substituição por espécies nativas da flora regional foi indicada pela CPC, que também definiu os pontos de plantio para evitar sombreamento excessivo, prejuízo à visibilidade do imóvel e riscos estruturais.
A revitalização do Espaço Vicente Machado reforça o compromisso da administração municipal com a preservação do patrimônio histórico e cultural de Castro, promovendo um ambiente mais seguro, funcional e esteticamente valorizado, em consonância com as normativas de conservação.
*Com Assessoria