Startup Reuse e Reinvente foi a vencedora com 660,5 pontos
Matheus de Lara
Jovens aprendizes e profissionais de diversas empresas de Castro participaram na tarde de quinta-feira (8), das apresentações finais do projeto ‘Startup Aprendiz’, que ocorreu na Câmara de Vereadores de Castro. A iniciativa é da Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcello Quilici, que objetiva alinhar teoria com a prática, unir conhecimentos teóricos desenvolvidos nos mais diversos módulos do programa jovem aprendiz, que transforma em habilidades a partir da realização de atividades práticas voltadas para criatividade e inovação. Para a realização do projeto que premiou três startups, precisou da parceria e dedicação de aprendizes, da Casa da Criança e de empresas que participaram.
Para o evento foram realizadas apresentações de seis grupos nos mais diferentes temas. Para avaliação dos alunos, representantes de empresas que faziam parte da banca avaliadora, eram os responsáveis na elaboração de perguntas, ou seja, o porque o grupo escolheu aquele tema e como levar para o futuro.
A reportagem do Página Um News esteve presente nas apresentações, e conversou com a coordenadora da Casa da Criança, Suzian Fidelix Bavoso. Ela explicou que “o projeto está dentro do programa jovem aprendiz, é a primeira edição e foi realmente uma proposta que a instituição desenvolveu em parceria com as empresas, que hoje desenvolvem um programa de aprendizagem junto com a gente”. Para Suzian a ideia do projeto “surgiu a partir de problemas reais dentro das empresas. A gente vez uma pequena pesquisa junto as empresas parcerias de demandas, problemas que eles tinham, a gente selecionou e colocou em três categorias, falta de mão de obra qualificada, questão do meio ambiente e gestão do conhecimento. Então, dos nossos 80 aprendizes, a gente selecionou e não deixou que grupinhos fossem montados. Nós identificamos o grupinho de cada um, montamos doze grupos de seis ou setes participantes, e com isso sorteamos os problemas”.
Apresentações
Para seis grupos selecionados para as apresentações finais e que foram definidos na sexta-feira (2), a coordenadora disse que “cada grupo tinha que montar uma empresa, simular uma empresa para solucionar um problema, como se fosse para apresentar para as empresas com o intuito de que elas pudessem comprar a ideia”. As apresentações tinham no máximo oito minutos, e os representantes faziam a votação e perguntas para os grupos a cada duas apresentações, ou seja, apresentações divididas em três blocos.
As apresentações foram definidas nas seguintes ordens; Startup Bratec, Startup Qualifica Mais, Startup Mão na Roda, Startup Reuse e Reinvente, Startup Legam e Startup Startec.
Em cada tema, os grupos apresentaram diversas características, como questões relacionadas ao meio ambiente, cursos de qualificações para o mercado de trabalho, o uso do QR Code como ponto de trabalho, além de outros pontos, como a relação com os clientes e proposta de valores, que eram explicadas por cada grupo.
A coordenadora Suzian explica que os aprendizes estão nas empresas e eles tem um contrato de 23 meses com a empresa. “Nós desenvolvemos a carga horária teórica com eles. Temos módulos a cumprir para eles aprenderem essa aprendizagem teórica e colocar em prática na empresa. Nesses módulos, colocamos o projeto Startup Aprendiz. Com isso, eles tiveram menos de um mês para desenvolver esse projeto e hoje (quinta-feira) apresentar”. Ela também destaca que a instituição ensina o jovem como desenvolver as atividades na prática, e no momento eles tem todo o conhecimento. Susian complementa que o programa da instituição é de 23 meses e permite o jovem estar dentro da empresa. Para o conteúdo teórico e apresentação das Startups, professores auxiliaram os jovens aprendizes.
Premiações
As premiações aconteceram para três grupos. Com 642,5 pontos, a Startup Qualifica Mais levou o terceiro lugar e como prêmio foi dada uma cesta de presentes para cada componente do grupo. Já em segundo lugar com 647 pontos, a Startup Startec levou o prêmio de R$ 300. Já o grupo que conquistou o primeiro lugar e o prêmio de R$ 600, foi a Startup Reuse e Reinvente, com 660,5 pontos.
Foto: Willian M. Carneiro