Da Assessoria
O Hospital Anna Fiorillo Menarim está sob nova gestão desde esta quarta-feira (21). A administração está a cargo do Instituto Moriah, de São Paulo, que venceu a licitação e terá a concessão do hospital por dez anos.
Pelo novo contrato, o Instituto Moriah irá oferecer cirurgias de urgência e emergência de média complexidade em ortopedia, serviço que deverá ser disponibilizado 24 horas por dia. Os demais serviços já oferecidos como cirurgia geral, maternidade, ortopedia e leitos clínicos serão mantidos, além da ampliação da oferta de exames laboratoriais e de imagem (raio x e tomografia).
Pelo menos 80% da equipe de profissionais permaneceu com a nova gestão e novas contratações foram feitas para completar as equipes.
Com o propósito de transformar o Ana Fiorillo Menarim em referência no atendimento de média complexidade, a instituição firmou convênio com o Estado, por meio da Terceira Regional de Saúde de Ponta Grossa para atender Castro e região.
O presidente do Instituto Moriah, Josué Andrade de Godoi destaca que a concessão é um desafio e uma oportunidade de trabalho a longo prazo. “O objetivo é transformar o hospital em um dos melhores centros de especialidades de média complexidade desta região e do Paraná”, disse.
Outra meta é impulsionar a saúde por meio da educação, nos moldes do que é realizado em São Paulo por meio de parceria com a Faculdade de Medicina de Fernandópolis em que os alunos fazem o internato no Moriah. “Queremos implantar esse conceito em Castro, impulsionando a formação médica a partir do Anna Fiorillo, beneficiando toda uma região”, conta.
A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destacou que o hospital tem muito potencial e a atenção primária do município é muito bem estruturada. “O hospital tem condições de oferecer atendimento para a região e acreditamos que podemos fazer cada vez mais e melhor”, disse.