Em Castro, Caravana de Reis continua hoje (6)

Na Colônia Terra Nova, a missa com a presença da comitiva

0 101

Da Assessoria

Hoje (6), a partir das 18 horas, os integrantes da Caravana de Reis estarão concentrados na Casa da Cultura Emília Erichsen, em Castro. A comitiva seguirá de micro-ônibus, cedido pela prefeitura, para a Capela de Santa Rita, no Bairro do Tronco, de onde sairá para visitar quatro residências, entre a região central e a Vila Rio Branco, encerrando o roteiro deste ano da Folia de Reis na cidade.

Ontem, a tradição secular em Castro se repetiu com a presença dos Reis Magos e sua comitiva na igreja matriz Sant’Ana e na Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Santa Cruz. A primeira apresentação aconteceu durante a celebração da Santa Missa, às 9 horas, na Paróquia Sant’Ana. Às 19 horas, também durante a missa, paroquianos da comunidade de São Judas receberam a Caravana com suas cantorias. Em seguida, o grupo formado pelos três reis, 39 coralistas – entre homens e mulheres e ainda violeiros e sanfoneiros – seguiram para Colônia Terra Nova, à Capela Santa Terezinha. No final da primeira noite, uma residência foi visitada.

“Gratidão à Comitiva de Reis, ao grande professor Manoel Sebastião Gonçalves, a Nilceia Zens, ao coralzinho de crianças, que é uma preciosidade e que acontece graças à colaboração grandiosa dos pais dessas crianças. Gratidão às pessoas da comunidade que trabalharam para este momento. A Stefan Barthe, Dayanni, Ruth Barth e filha, que representaram José e Maria e o menino Jesus. E, claro, um agradecimento especial ao nosso prefeito Reinaldo Cardoso que com sua presença e mensagem deu brilho a essa noite”, avaliou Alexandre Hubert, morador da Colônia Terra Nova e uma das lideranças da Capela Santa Terezinha, que pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A história dos reis magos é narrada na Bíblia, exclusivamente no Evangelho de Mateus. Folclore aliado à religiosidade, a tradição da Caravana, em Castro, teve início em 1913, por iniciativa de Deolindo Correia e era conhecida como ‘Folia de Reis’. Na época, o grupo era formado por 12 pessoas, todos homens. Só a partir de 1990, foi permitida a participação de mulheres na comitiva. Hoje, o evento faz parte do calendário cultural e turístico do município.

Em setembro de 2024, a Caravana dos Reis Magos perdeu um de seus integrantes. Jamil Prestes do Santos, que personificava a figura de Gaspar, faleceu aos 80. A partir deste ano, José Miguel dos Santos que já participava como coralista, assumiu o personagem e passou a representar Gaspar.

Os reis passaram pela Paróquia Sant’Ana

 

Muita cantoria e oração nas visitas

 

Fotos: Renato de Oliveira e Alexandre Hubert

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!