Matheus de Lara
Pouco mais de 200 mulheres se concentraram na Praça Pedro Kaled, na manhã desta sexta-feira (28), para a realização da ‘Caminhada das Mulheres 22’. O objetivo do evento foi mostrar o papel da mulher na política, também como protagonista nesta reta final do 2° turno das eleições, com foco na reeleição de Jair Bolsonaro.
Entre as mais de duas centenas de participantes, grupos como ‘Liderança de Mulheres: Mulheres representando o agronegócio e o comércio castrense’ marcaram presença. O ato, organizado pela Direita, contou com Rodrigo Morais da Silva, membro do Grupo de Voluntários Pró-Bolsonaro, e na coordenação das mulheres, Rocio Ortiz, com a participação de Rosângela Montovani. A caminhada passou pela Rua Doutor Jorge Xavier da Silva, acessou a rua Coronel Olegário de Macedo, subiu pela rua Quinze de Novembro e terminou na Praça João Gualberto, perto das 11h30.
A reportagem do Página Um News esteve presente e acompanhou as mulheres e apoiadores à causa. Entre as várias mulheres que participaram do evento, Rocio Ortiz descreveu que “lançei essa ideia da caminhada quando fomos para Curitiba, quando levei algumas mulheres lá, e com isso elas gostaram e com isso resolvemos fazer em Castro. O objetivo foi mostrar que mulheres do bem votam no Bolsonaro […]. O objetivo foi reunir forças, pensando no bem do nosso país que é o acreditamos, que é o melhor para nós, e temos a esperança de vencer. Realizei a mobilização pensando no bem de todas as mulheres, e que no domingo esperamos uma boa resposta”. Rocio disse que estavam presente também no ato, esposas de empresários, mulheres do comércio, entre outras.
Para Rosangela Montovani “nós estamos defendendo direitos das mulheres, que é ter um banheiro exclusivo para elas, e já existe para a mulher o direito de fazer o aborto e não o aborto liberado para todo mundo fazer. Não estamos atrás do homem, temos que estar ao lado, somos iguais a todo mundo”. Por outro lado, Rosangela destaca que “as pessoas no geral irão acordar no domingo para eleger Bolsonaro com 70%, onde toda a cidade, região e país se mobilizou para essa vitória, e a carreata de domingo é mais que especial”.
Duas mulheres que trabalham no condomínio de cogumelos disseram que a expectativa para domingo é grande. “Para nós a gente acredita que é melhor o 22, que cada vez mais vai aumentar o crescimento e geração de empregos”, destaca Andressa de Oliveira. Já para Aline Wrobel “queremos que Bolsonaro continue para continuarmos com a menor inflação que teve nos últimos tempos, porque melhoramos nesses últimos anos, e nossa expectativa está positiva para que domingo dê tudo certo”.
Apoiadores
Em conversa com o diretor comercial Rogério de Paula, que esteve no ato, “decidimos participar desse movimento com as mulheres, porque muitos homens estão demostrando esse apoio. São mulheres de 50, 60 e até mesmo de 70 anos, além de crianças e jovens, que participaram e mostraram a força que a cidade está tendo nesse movimento de apoio ao candidato a se reeleger”.
Além de Castro, outros municípios também tiveram essa caminhada. “O que levou foi o apelo das pessoas, a gente conversa muito em grupos de Direita que defendem os valores como família, a questão da economia que o presidente preservou, a questão contra o abordo. Então, foi justamente mostrar para a população a força e apoio nessa eleição, não ficando apenas focado em redes sociais. A caminhada reuniu diversas mulheres do agronegócio, comércio e donas de casas, além de carros de apoio com bandeiras”, acrescentou Rogério.
Deputada
A deputada federal Aline Sleutjes não participou da passeata e explicou que estava na região noroeste, nos municípios em que perderam no 1° turno. “Inclusive muitas dessas mulheres estiveram nos eventos que promovi em Curitiba, com a primeira-dama, e de lá tiveram a inspiração de fazer mais nesta campanha. Estou convencida que no Paraná aumentaremos muito a votação do presidente. Os eventos e palestras tem sido fortes, e vejo pessoas que nunca se envolveram em política dando a cara para bater e lutando pelo nosso país, isto é maravilhoso. Servir de inspiração não só para as mulheres, mas para muitos cidadãos que entenderam o tamanho, a responsabilidade que temos nas mãos nesse domingo (30)”.
Membro do Grupo de Voluntários Pró-Bolsonaro
Conforme Rodrigo Morais, a caminhada das mulheres foi uma ação desenvolvida de maneira voluntária por mulheres de nossa cidade. “O foco de hoje foi de conscientização da população para que façam o dever cívico de ir votar neste domingo. Consideramos que a ação foi um sucesso, onde centenas de pessoas se movimentaram pelo centro”, aponta.
Rodrigo também enfatizou que “estamos trabalhando o voto um a um, pessoa a pessoa. Torcemos muito para que tudo que estamos fazendo nos leve à vitória. Acreditamos no Brasil livre, imprensa livre, política públicas que façam a vida das pessoas mudar, principalmente pela educação”.
Fotos: Divulgação / Daiane Taborda