Eleição para diretores das escolas e CMEIs de Castro contará com 47 candidatos

0 165

Da Redação

A Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao processo de seleção para os cargos de diretores nas 19 escolas e 14 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede pública municipal. Ao todo, 47 candidatos estão concorrendo às vagas, que irão definir a gestão escolar para o mandato de 2025 a 2027.

A eleição vai ser realizada no dia 2 de dezembro. Para garantir um processo transparente e democrático, o pleito contará com a participação de professores, servidores, pais e responsáveis ​​pelos alunos. Cada grupo terá seu peso na apuração dos votos.

A apuração dos votos será realizada de acordo com uma fórmula específica, que leva em consideração os votos dos professores e servidores, assim como os votos dos pais e responsáveis. O total de votos votados por cada candidato será calculado da seguinte forma:

Fórmula para apuração dos votos:

V= PF x 50 + PR x 50/ VVPF VVPR

Onde:

V = total de votos realizados pelo(a) candidato(a);

PF = total de votos de professores(as) e servidores(as) para o(a) candidato(a);

VVPF = número total de votos válidos de professores(as) e servidores(as);

PR = número de votos de pais e responsáveis ​​para o(a) candidato(a);

VVPR = número total de votos válidos de pais e responsáveis

A escolha dos diretores será realizada em todas as unidades de ensino, com participação ativa da comunidade escolar, composta por professores, servidores e pais. A comissão eleitoral em cada unidade será responsável pela organização e supervisão do pleito, garantindo que a votação seja feita de forma justa e sem irregularidades.

A votação ocorrerá das 10 às 19 horas, nas próprias unidades de ensino. Os pais e responsáveis ​​terão direito a um voto por unidade de ensino, enquanto os professores e servidores também poderão votar para escolher o novo diretor ou diretora.

Com a eleição, as escolas buscam promover uma gestão escolar mais próxima da comunidade, com líderes comprometidos com a qualidade da educação e o desenvolvimento de políticas que atendam às necessidades de alunos e profissionais da educação. A previsão é que o novo diretor ou diretora inicie o mandato a partir de 1º de janeiro de 2025, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2027.

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm news e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!