Da Redação*
Quase todas as pessoas no planeta terão problemas de saúde ocular durante a vida e mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a serviços para cuidar da visão.
Comemorado anualmente na segunda quinta-feira de outubro, o Dia Mundial da Visão foi instituído pela International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB).
Em 2022, o dia foi 13 de outubro. A reportagem do Página Um News conversou com a médica oftalmologista Dra. Rosa Maria Ribero, que lembrou da importância de procurar o atendimento oftalmológico o quanto antes que os problemas apareçam.
Segundo ela “o paciente que não usa óculos procura o oftalmologista somente quando tem algum sintoma, na maioria dos casos quem usa o óculos procura quando quebra os mesmos”, explica.
Além do atraso na procura da avaliação e com o excesso e vício em telas de smartphones e aparelhos eletrônicos, a médica reforça a procura para não apresentar problemas de visão no futuro. “Não deveria ser assim porque 80% de nossa comunicação é realizada através da visão e hoje com tanta necessidade de uso de dispositivos eletrônicos, a visão é requisitada constantemente tanto pelos adultos quanto pelas crianças”, explica.
A médica participou na manhã desta quinta-feira (13) do Fórum Internacional organizado pelo Lions Club internacional, em parceria como o Ministério da Saúde do Peru. Ela é assessora de visão do Distrito LD1 do Lions Internacional.
*Com BVSMS