DER-PR instala lombadas na PR-340, em Castro, após acidentes e cobrança da comunidade

Dispositivos foram colocados no trecho urbano próximo ao cruzamento das avenidas Ronie Cardoso e Bento Munhoz da Rocha, alvo de protestos após morte de adolescente

0 159

Emerson Teixeira

Castro – O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) instalou, nesta terça-feira (3), duas lombadas no trecho urbano da PR-340, em Castro, nas proximidades do cruzamento das avenidas Ronie Cardoso e Bento Munhoz da Rocha. O local é considerado crítico para o trânsito e tem histórico recorrente de acidentes, incluindo o registrado em janeiro, que resultou na morte de um adolescente de 16 anos, além de ter sido alvo de manifestações e protestos de moradores.

A medida atende a pedidos de melhorias feitos pela Prefeitura de Castro e pelo vereador Renato Pandorf, autor de uma indicação e dois ofícios encaminhados ao DER-PR solicitando intervenções para aumentar a segurança viária no trecho. O parlamentar acompanhou a instalação, registrou o momento e agradeceu aos envolvidos.

“Creio que vai amenizar, sabe, já vai dar um alerta na população e nos condutores, que fiquem atentos ali naquele trecho”, afirmou o vereador durante a instalação dos dispositivos.

Segundo Pandorf, as lombadas instaladas são do tipo Classe A, caracterizadas por maior dimensão, com o objetivo de reduzir a velocidade dos veículos. “Isso foi um pedido, uma reivindicação, e quero agradecer — não vou citar nomes — mas a todos os envolvidos que, de uma forma ou de outra, fizeram esse apelo. Hoje estamos vendo a instalação dessas duas lombadas Classe A. Essa é uma característica de uma lombada maior; existem outros tipos, mas são essas duas que estão sendo colocadas aqui na Avenida Ronie Cardoso”, declarou.

O vereador destacou que a intervenção representa um avanço imediato na segurança do local. “Vai ajudar muito, vai melhorar a questão dos acidentes, diminuindo a velocidade. Então, fica aqui o nosso agradecimento ao governo do Estado, à prefeitura municipal e a todos que se manifestaram, se envolveram e lutaram juntos para que hoje a gente pudesse ver essa obra que vai fazer a diferença no nosso município”, completou.

Apesar da instalação das lombadas, Pandorf reforçou que a medida é paliativa e que o trecho ainda necessita de uma solução definitiva. “Futuramente, tenho certeza de que serão tomadas as providências e os estudos necessários para uma solução definitiva para este local, este entroncamento. Enfim, tenho certeza de que isso será resolvido o mais breve possível”, afirmou.

Vídeo: Renato Pandorff

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.