Definido barqueiro que transportará imagem da ‘Padroeira de Castro’
Renato de Oliveira
Castro – Os festejos que celebram neste sábado (26) a ‘Padroeira de Castro – Senhora Sant ‘Ana -, é sempre marcado por muita devoção e fé. Junto com as atividades religiosas que incluem novenário, procissões e missa solene, programações sociais e culturais são atrativos a parte. A manhã de sábado, Dia da Padroeira local e também da vizinha cidade de Ponta Grossa é aguardada com muita expectativa.
Neste dia, cumprindo uma tradição cultural e religiosa, perto de 50 barqueiros descem pelo rio Iapó ladeando a embarcação principal que trás uma réplica da imagem da padroeira. Neste ano, caberá ao barqueiro Rogério Silva – proprietário de um escritório de Contabilidade, a incumbência em cruzar o rio Iapó, com a imagem da Padroeira. ” Recebi o convite com surpresa e emoção”, contou Rogério. De acordo com ele, será uma honra. “Estou muito ansioso para este momento”, declarou.
Rogério, deverá ter em seu barco, além da imagem da Senhora Sant’Ana, a presença de padre Sandro José Brandt que é pároco da Matriz e de diáconos. ” Minha esposa, Michele Klimek , meus filhos Manuela e Rafael , vão estar junto com minha mãe, dona Leonilda na barranca do rio Iapó, onde normalmente montamos acampamento, aguardando para almoço em família”, adiantou.
“Eu mesmo já participo da procissão fluvial há mais de dez anos e agora tive a honra de ser escolhido para transportar a imagem da Padroeira de Castro, no meu barco”, revelou.

Votação do barqueiro
Conforme explicou Rogério, todo ano logo que termina a procissão fluvial, os barqueiros retornam para o ponto de partida e ali decidem, por votação simples, quem será o barqueiro responsável para conduzir a imagem da Senhora Sant’Ana na sua embarcação, no ano seguinte . No dia da procissão fluvial, cada barqueiro busca enfeitar seu barco, ou lancha para dar maior brilho ao evento. Para maior segurança, há sempre a presença de um barco do Corpo de Bombeiros que acompanham a procissão, em todo seu trajeto, pelo rio.
Em 2025, os festejos da Padroeira de Castro, completam 102 anos de história, fé e tradição.