DE CASTRO PARA O BRASIL – Lucas Rugiski é contratado por clube paulista e disputará a Liga Nacional de Handebol

Atleta celebra conquista e envia recado a jovens sonhadores, enquanto irmão técnico mantém vivo o legado do pai, um dos precursores da modalidade no município

0 131

Emerson Teixeira

Castro – O handebol castrense volta aos holofotes nacionais com a contratação de Lucas Rugiski pelo São Carlos (SP), equipe tradicional que disputa as duas principais competições da modalidade no país: o Super Paulistão e a Liga Nacional de Handebol. Natural do município de Castro, o jovem atleta de 22 anos é fruto do trabalho de base da cidade e representa mais que uma promessa: é símbolo de uma história que mistura suor, família e legado.

“Jogar handebol em um clube de alto nível é uma experiência incrível. Cada partida vai ser um novo desafio, cada treino é uma oportunidade de melhorar. Representar esse novo clube é um orgulho para mim, para meus familiares e para nossa cidade, Castro”, afirmou Lucas ao Página Um News.

A caminhada até o cenário nacional começou cedo. Lucas iniciou no esporte ainda criança, por volta dos oito anos, sob a orientação do pai, Marcial Rugiski, uma figura emblemática do handebol castrense, falecido recentemente. Com passagens por equipes do Paraná e de Santa Catarina, o ponta-direita agora chega ao estado de São Paulo, onde enfrentará os maiores nomes da modalidade.

 

Inspiração

Direto de São Carlos, onde está desde domingo e se prepara para a estreia diante da forte equipe da capital, o Pinheiros, ele conversou com o Página Um News. Lucas fez questão de enviar um recado para os jovens que estão começando no esporte nas escolinhas mantidas pela prefeitura, como as comandadas pelos técnicos Bruno Rugiski (seu irmão) e o professor Diclei Iank.

“Se você tem um sonho, como eu tive, de jogar em alto nível, se dedique. O esporte abre portas não só em campeonatos, mas também para estudo, trabalho e crescimento pessoal. O mais importante é se divertir fazendo o que se ama. Castro é conhecida por formar grandes atletas e isso é motivo de orgulho. Não desista do seu sonho, porque o esporte pode proporcionar algumas das melhores experiências da vida.”

Irmãos Rugiski

 

Legado

Após a morte de Marcial, foi o filho mais velho, Bruno Rugiski, quem assumiu o comando técnico do projeto de handebol da cidade. Hoje, ele lidera as equipes da Secretaria Municipal de Esportes de Castro, dando continuidade a mais de três décadas de trabalho iniciado pelo pai.

“Desde o falecimento do meu pai, assumi como técnico e seguimos com um trabalho forte. No ano passado, fomos campeões da macrorregional, ficamos entre as 10 melhores equipes do Paraná, e tudo isso com atletas só de Castro. O projeto segue com força total, e o mais bonito é que nenhuma escolinha aqui é paga. Tudo é gratuito”, explica Bruno.

Além de técnico, Bruno também é irmão de Lucas e não esconde a emoção ao ver o caçula brilhar nacionalmente. “É uma felicidade imensa para nossa família. Claro que é o nosso irmão, mas poderia ser qualquer um dos nossos atletas. Isso mostra a força do trabalho que a gente faz aqui. O Super Paulistão é um dos campeonatos mais fortes da América Latina. Ter alguém da nossa cidade lá mostra que o legado do nosso pai continua vivo.”

 

Missão

Para além dos títulos e conquistas — como o bom desempenho nas competições estaduais e uma Moção de Aplausos recebida da Câmara Municipal em 2024 — o foco do projeto castrense vai além da competição.

“Nós atendemos mais de 100 atletas, entre crianças, adolescentes e adultos, no masculino e feminino. Nosso objetivo é fomentar o handebol e oferecer oportunidades. Pensamos em formar atletas, sim, mas também cidadãos. O esporte muda vidas”, reforça Bruno.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.