Da Redação
Com a chegada do verão, aumenta a incidência de animais peçonhentos, aqueles que produzem veneno e possuem estruturas para inoculá-lo em suas vítimas. Exemplos comuns incluem serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, formigas, vespas, lacraias, águas-vivas e caravelas.
Esses animais costumam se esconder em lugares como pilhas de lenha, buracos, grama alta e lixo.
Para prevenir acidentes, o 2º Grupamento de Bombeiros – Subgrupamento Castro -, orienta manter esses locais limpos e adotar medidas simples de prevenção, como:
Use calçados e luvas em atividades rurais e de jardinagem;
Examine calçados, roupas pessoais, de cama e banho antes de usá-las;
Afaste camas das paredes e evite pendurar roupas fora de armários;
Não acumule entulhos e materiais de construção;
Limpe regularmente móveis, cortinas, quadros e cantos de parede;
Vede frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;
Utilize telas e vedantes em portas, janelas e ralos;
Mantenha limpos jardins, quintais, paióis e celeiros;
Evite plantas trepadeiras e bananeiras junto às edificações
O comandante da guarnição do 2° GB em Castro, tenente Paulo Ribeiro, orienta que em caso de acidentes com animais peçonhentos, o ideal é que seja procurado atendimento médico imediatamente. Também é necessário informar o profissional de saúde sobre as características do animal e, se possível, lavar o local da picada com água e sabão, mantendo a vítima em repouso e com o membro acometido elevado.
Ainda, o oficial explica que não deve ser amarrado o membro afetado, nem feita a aplicação de substâncias como pó de café ou álcool. No caso de acidentes com águas-vivas e caravelas, deve ser utilizado compressas geladas de água do mar ou gelo envolto em panos, com aplicação de vinagre para aliviar a dor. Pode ser removido os tentáculos com cuidado, mas, desde que seja procurado a assistência médica para avaliação e tratamento complementar.
O comandante finaliza dizendo que evitar acidentes com animais peçonhentos é possível com medidas simples e atenção redobrada. Ficar atento e manter os ambientes limpos para garantir a segurança de todos é uma delas.
Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm news e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.