Concessão prevê viadutos, trevos e oito passarelas até 2028 em Castro

Encontro envolveu o diretor-presidente da Concessionária EPR Litoral Pioneiro, Marcos de Oliveira Moreira, e o prefeito Reinaldo Cardoso, no início da tarde desta quinta-feira (13)

0 2

Emerson Teixeira

Castro – O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso (MDB), reuniu-se no início da tarde desta quinta-feira (13) com o diretor-presidente da Concessionária EPR Litoral Pioneiro, Marcos de Oliveira Moreira, para tratar das obras de acesso à cidade.
De acordo com Reinaldo, a reunião objetivou alinhar detalhes dos projetos que integram o contrato de concessão da PR-151, sob responsabilidade da concessionária. “A EPR tem a concessão do trecho da PR-151 e de mais outras [rodovias]. No contrato que a concessão realiza, ela tem a obrigação de fazer alguns investimentos na região. Então nós tivemos conhecimento que existem quatro acessos a serem feitos no trecho de Castro e oito passarelas”, explicou Reinaldo.
O prefeito ressaltou que os projetos ainda estão em fase de discussão técnica. “São projetos desenvolvidos por técnicos, e que muitas vezes trazem complicações e não atendem ao anseio da população e às necessidades da mobilidade urbana da cidade. O presidente do EPR, Marcos Moreira, conversou conosco e se comprometeu a discutir esses projetos com nossa equipe técnica. Os secretários Edmir [Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente] e Eleandro [Infraestrutura do Interior e Logística] vão acompanhar todo o processo”, afirmou.
Segundo Reinaldo, o diálogo com a nova concessionária tem sido positivo e transparente. “Foi uma reunião muito importante. O presidente da EPR é uma pessoa fantástica, de comunicação muito boa, diferente da antiga Rodonorte, que não atendia nossas solicitações. Hoje essa concessionária tem um perfil mais acessível, o que será muito bom para Castro”, disse.
Os investimentos, de acordo com o cronograma contratual, devem ser concluídos até 2028. “São quatro acessos — que podem ser viadutos ou trevos — no perímetro de Castro, entre o Tronco e o Posto Ipirangão [na divisa com Piraí do Sul], além de oito passarelas. Esses projetos estão no contrato de concessão e eles são obrigados a fazer”, detalhou o prefeito.
Reinaldo também destacou os problemas históricos de mobilidade e acesso enfrentados pelo município. “Castro sempre teve dificuldades enormes de acesso. Esse novo, da entrada, foi eu que consegui com o Sandro Alex [secretário de Estado da Infraestrutura e Logística]. Temos várias situações, como o Tronco, a região do Santa Clara, o trevo que vai para Tibagi e o distrito industrial do Leite. Essas obras vão diminuir acidentes e facilitar o acesso às propriedades rurais”, afirmou.
As próximas etapas incluem a análise e aprovação dos projetos. “Até 2028 tem que estar pronto. Primeiro vamos aprovar esses projetos e, dentro dos próximos meses, já teremos essas definições. A minha equipe vai discutir com a equipe técnica da concessionária as modificações necessárias”, concluiu o prefeito.
O encontro contou ainda com a presença dos secretários municipais de Infraestrutura do Interior e Logística, Eleandro Campos Pereira; de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Edmir Kirchof; da procuradora-geral do município, Tania Maria Ajuz Issa, além do empresário Marcos Bertolini.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.