Comtur de Castro anuncia projeto de construção de portais turísticos e novas ações para impulsionar o turismo local
Presidente do conselho, Kiko Proença, detalha os planos e confirma concurso público para escolha dos projetos arquitetônicos
Emerson Teixeira
Castro – Os membros do Conselho Municipal de Turismo de Castro (Comtur) se reuniram nesta semana no Salão de Atos da Prefeitura de Castro para tratar das principais demandas do setor e debater novas iniciativas para o desenvolvimento turístico do município.
De acordo com o presidente do Comtur, Kiko Proença, a reunião foi “muito proveitosa”, com avanços em projetos já em andamento, como o rally e a confecção do maior doce de leite do mundo, além da definição da construção de portais turísticos que representarão a identidade e o acolhimento da cidade. “Os portais, como o próprio nome sugere, transportam o visitante para uma nova dimensão. Queremos que cada pessoa que chegue a Castro olhe aquele monumento como um elo de interação com o município, que se sinta efetivamente dentro da cidade e acolhida por ela”, explicou Proença em entrevista ao Página Um News.
Segundo o presidente, três portais devem ser construídos, sendo um principal, cujo local ainda está em definição junto aos órgãos de trânsito. O projeto prevê que o portal central conte com um centro de informações turísticas e um café, criando um espaço de recepção para os visitantes. “Queremos que o principal portal ofereça toda a atenção que o turista merece. Será o cartão de visitas da cidade”, destacou.
O projeto arquitetônico será escolhido por meio de concurso público, aberto a engenheiros e arquitetos, com premiação em dinheiro para o vencedor. O edital deve ser lançado em fevereiro de 2026, segundo o cronograma aprovado pelo conselho. “Será um concurso transparente e participativo. O Comtur aprovou esse formato justamente para valorizar os profissionais da área e buscar ideias inovadoras”, afirmou Proença.

A construção dos portais será custeada com recursos próprios do Comtur, mas há possibilidade de parcerias com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo. “Não descartamos o apoio da secretaria de Estado de Turismo através do secretário [Leonaldo] Paranhos”, confirmou o presidente.
Além dos portais, o conselho discute uma série de novas ações voltadas à inovação e à valorização da cultura local. “Temos inúmeros projetos em andamento, com ideias inéditas e criativas. Vamos fazer as pessoas viajarem no tempo, integrar tecnologia e inteligência artificial às experiências turísticas. O objetivo é posicionar Castro como referência nacional e internacional”, afirmou Kiko Proença.
O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, reforçou o apoio da administração municipal às iniciativas do Comtur e destacou o potencial do turismo na consolidação da imagem da cidade. “Castro terá indicação geográfica de cidade do leite, e um portal que faça referência a isso nos ajuda a consolidar um projeto de desenvolvimento turístico em que seremos polo regional. É uma das obras que vai criando essa nova aparência para o município, reforçando a nossa identidade”, afirmou o prefeito.