Matheus de Lara
Até janeiro de 2023, o Colégio Instituto Cristão (IC), também sede da Mackenzie em Castro, está com suas matrículas abertas. A novidade é que a partir do ano que vem, os alojamentos serão reabertos para receber novos alunos. A reportagem do Página Um News conversou com o professor do IC, Henrique de Souza Pinheiro, para saber como será a recepção dos novos alunos.
Atualmente, o Instituto Cristão possui 27 professores, 90 alunos, e para o início do novo ano letivo a expectativa é que 60 novos estudantes possam entrar para o curso técnico que possui duração de três anos. Conforme Henrique, os alojamentos que estavam desativados desde 2009, a partir do ano que vem, tem capacidade para 40 alunos. Para estudar no colégio não precisa ficar no alojamento.
Em relação as matrículas, o professor descreve que “exceto para casos excepcionais, as matrículas vão até o final de janeiro, pois as aulas iniciam no dia 6 de fevereiro. Não é somente para os alojamentos, e sim para o ensino médio e para o Curso Técnico em Agropecuária. É importante ressaltar que o aluno pode optar em fazer apenas o ensino médio ou fazer os dois cursos. Para aqueles que já concluíram o ensino médio, também é possível fazer apenas o curso técnico, na modalidade subsequente”. Sobre os valores, explica que “preferimos que os interessados entrem em contato, para apresentarmos com detalhes o valor do investimento e os benefícios que terão, na qualidade de alunos do Colégio Instituto Cristão”.
Durante os estudos, o aluno ficará nos alojamentos somente cinco dias da semana, de segunda-feira a sexta-feira, já quanto a matrícula, ela é aberta para todo o país. Henrique acrescenta que “alunos de todo o território nacional podem se matricular, bem como alunos de outros países. Por exemplo, já tivemos alunos do Paraguai, de Angola e de famílias que haviam recém imigrado da Holanda”.
Durante as atividades que os novos alunos vão encontrar na unidade, o professor explica que “além das aulas teóricas dos dois cursos, os alunos tem acesso a um laboratório de ciências (química e biologia) moderno, considerado um dos mais bem equipados dos Campos Gerais. Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária também contam com aulas práticas na fazenda do colégio, visitas técnicas a cooperativas, indústrias e propriedades com alta tecnologia de produção. Os alunos que se hospedarem no IC contarão com atividades de lazer e culturais, em dias e horários específicos”.
Henrique concluiu a entrevista, afirmando que “além da vantagem óbvia do aluno ter a opção de se hospedar dentro da própria instituição de ensino, esse tipo de convivência estimula a camaradagem e ajuda a criar vínculos de amizade que perduram por toda a vida. As regras de horário e estudo, previstas no regulamento dos alojamentos, reforçam o senso de disciplina”.